Papaléo diz que educação deve ser tratada como política de estado



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) reivindicou em Plenário, nesta terça-feira (12), um tratamento de autêntica política pública para a área da educação. Ele considerou fundamental que as sucessivas administrações públicas, sobretudo em nível federal, deixem de considerar a educação apenas como um programa de governo, que sofre alterações a cada troca de governantes.

- Em primeiro lugar, há que haver - e peço desculpas pelo uso do lugar comum - a vontade política de dotar o Brasil de um sistema educacional digno do nome. Será por meio dessa vontade, transformada em firme decisão, que se atingirá o objetivo. Somente assim, conferindo ao gesto político o sentido de compromisso moral com a nacionalidade, que a educação deixará de ser programa de governo - o que aliás nem sempre ocorre - para se constituir em autêntica política pública, uma real ação de Estado - disse.

Ao apontar medidas para a melhoria do sistema de ensino no país, Papaléo alertou para a necessidade de melhoria na formação e, principalmente, na remuneração dos professores. Com relação a este aspecto, ele sugeriu mesmo um acordo envolvendo todos os entes federados para possibilitar o pagamento de salários adequados aos docentes.

- Se, nas atuais condições brasileiras, estados e municípios não dispõem de recursos suficientes para o pagamento de salários justo aos seus docentes, não seria o caso de se indagar o que impede a União de assumir parte dessa responsabilidade? - questionou.

Papaléo sugeriu ainda a vinculação de programas sociais do governo federal, como o Bolsa-Família, à freqüência das crianças às aulas; o oferecimento de cursos de formação continuada aos professores; e a adoção do horário integral na rede escolar pública.

Em aparte, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Papaléo. Sibá Machado (PT-AC) também se manifestou, destacando conquistas obtidas durante o atual governo no campo educacional, como a implantação do Programa Universidade para Todos (Prouni) e a aprovação do Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) pelo Congresso Nacional.



12/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam diz que a educação deve ser tratada como um processo

Perillo: "Infra-estrutura deve ser tratada como questão de Estado"

Para Alvaro Dias, infraestrutura deve ser tratada como desafio estratégico

Bolsa Família deve se firmar como política de Estado

Papaléo Paes diz que julgamento de Renan não deve ser objeto de negociação política

Papaléo defende política de combate às drogas associada à educação de crianças e jovens