Período de seguro desemprego para responsável por pessoa com deficiência poderá ser aumentado



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (18) projeto de lei que aumenta o período de percepção do seguro desemprego em dois meses para trabalhadores desempregados que tenham sob sua responsabilidade pessoa com deficiência. A proposta, de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), foi aprovada pela comissão em decisão terminativa.

No projeto (PLS 668/07) original Marisa Serrano sugeria até sete meses de seguro desemprego para trabalhadores que têm sob sua responsabilidade criança com deficiência. No entanto, a relatora da matéria, senadora Fátima Cleide (PT-RO), apresentou emenda dilatando em até dois meses o período de seguro desemprego desses trabalhadores, uma vez que, de acordo com a legislação vigente, há prazos variáveis para a concessão do benefício. Fátima Cleide também apresentou emenda estabelecendo que o seguro desemprego seja destinado a trabalhadores que têm sob sua responsabilidade pessoa com deficiência, e não apenas crianças com deficiência.

Energia

Na reunião desta quarta-feira, a CAS ainda aprovou projeto de decreto legislativo do Senado (PDS 200/07) que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos situados no Rio Mucajaí (RR), o que inclui o potencial energético. A proposta, de autoria do senador Augusto Botelho (PT-RR), ainda será examinada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O relator, Papaléo Paes (PSDB-AP), disse que a medida vai contribuir para evitar um apagão em Roraima. Segundo o senador, a energia que mantém Roraima provém da Venezuela, país que vem enfrentando problemas energéticos.

A hidrelétrica no Rio Mucajaí, sugeriu o relator, poderá ser construída pelo Poder Executivo com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bem como com parcerias com o setor privado.



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pode ser ampliado período de seguro desemprego para responsável por pessoa com deficiência

Aprovado benefício para trabalhador responsável por pessoa com deficiência

Projeto aumenta período de seguro-desemprego para mulheres chefes de família

Aprovado benefício a trabalhador responsável por pessoa com deficiência

Responsável por pessoa deficiente ou com doença grave poderá ausentar-se do trabalho para cuidar do dependente

Catador de caranguejo e marisco pode ter seguro-desemprego no período de defeso