Pernambuco recebe investimentos para aprimorar produção de mel



Os recursos serão aplicados em ações como a implantação de 15 unidades de beneficiamento de mel, o fornecimento de kits de produção e a capacitação de produtores

 

O incremento da produção de mel por apicultores familiares do semiárido pernambucano é o objetivo do esforço que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fará, nesse segmento, até o final de 2013. 

Serão repassados R$ 5 milhões previstos para o estado dentro do Plano Brasil sem Miséria, no eixo inclusão produtiva.

A rota do mel pernambucana é uma iniciativa da Codevasf, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI), que aproveita o grande potencial que o estado tem demonstrado para a atividade apícola. Esta atividade tem se consolidado como boa alternativa de geração de emprego e renda, e se tornado importante para os agricultores familiares do semiárido nordestino.

Com esse investimento, espera-se que a produção de mel no estado tenha um incremento de 300 toneladas por ano. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipalm, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2011 o estado produziu 2,3 mil toneladas de mel, passando da 9ª para a 8ª posição nacional. Em 2012, a produção caiu devido à prolongada estiagem que atingiu o Nordeste. Ainda assim, a rota do mel pernambucana, sobretudo na região do Araripe, vem demonstrando grande potencial.