Pernambuco terá centro de apoio a agentes culturais
O estado de Pernambuco será o representante da região Nordeste para receber o projeto Criativa Birô, que funcionará como um centro de apoio aos agentes culturais na elaboração de modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição, além de oferecer consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e formações específicas para o setor cultural.
Um convênio entre a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (em estruturação), a secretaria de cultura do estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) foi firmado, na terça-feira (13), em Recife. O investimento no Criativa Birô é de R$ 1,2 milhão do Ministério da Cultura, e R$ 300 mil de contrapartida do estado, valor que abrange 20% do total do projeto.
Em Pernambuco, o projeto piloto terá sede na Casa da Cultura, em um espaço de 300 m² cedidos pelo governo do estado, e a previsão é de que seja inaugurado em agosto de 2012. “A ideia é que o Criativa seja a casa do empreendedor criativo brasileiro, oferecendo serviços que estruturem os diversos elos dos arranjos produtivos, tais como criação, produção, difusão, distribuição, consumo e fruição”, explicou a titular da Secretaria da Economia Criativa, Cláudia Leitão.
De acordo com Luciano Gonçalo, coordenador de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o Criativa Birô no estado terá escritórios nas microrregiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata, e ainda uma unidade móvel, que facilitará o acesso a comunidades quilombolas e indígenas, além de atender ao ciclo de Festivais Pernambuco Nação Cultural, realizado, anualmente, em todas as regiões pernambucanas.
Além deste, outros quatro projetos pilotos do Criativa Birô serão implementados, um em cada região do País. O convênio com o estado de Goiás foi assinado no dia 1º de dezembro e o do Acre no dia 12 deste mês. “Nos próximos dias serão firmados os acordos com Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, explicou Cláudia Leitão. A expectativa da secretária é que a partir de 2012 os Criativas Birôs sejam expandidos para todo o Brasil.
Encontro
Antes da assinatura do convênio, Cláudia Leitão apresentou o Plano Nacional da Secretaria de Economia Criativa durante o Encontro Criativo, atividade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, secretaria de cultura do estado e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no intuito de provocar empreendedores culturais, gestores públicos e privados a debaterem o tema da economia da cultura e as políticas necessárias para desenvolvimento do segmento.
A secretária falou da missão, valores, estrutura e ainda dos setores criativos a serem priorizados no primeiro momento da Secretaria da Economia Criativa. “A Secretaria de Economia Criativa é o reconhecimento de que o Brasil tem um imenso potencial para essa nova economia, mas que esse potencial ainda não se voltou para o desenvolvimento local e regional. Vamos trabalhar para criar oportunidades, para gerar qualidade de vida, obviamente respeitando as particularidades dos diferentes segmentos, territórios e identidades”.
Fonte:
Ministério da Cultura
14/12/2011 17:15
Artigos Relacionados
Capão Redondo terá centro de apoio à vítima de violência
ARRUDA CONCLAMA AGENTES CULTURAIS A APOIAR SEU PROJETO
Edital incentiva a criação de Núcleos de Formação de Agentes Culturais
Agentes penitenciários invadem Centro Administrativo, na capital
Equipamentos culturais reavivam o Centro de São Paulo
Pernambuco terá 96 famílias assentadas