Agentes penitenciários invadem Centro Administrativo, na capital
Agentes penitenciários invadem Centro Administrativo, na capital
Cerca de 500 agentes penitenciários invadiram, ontem à tarde, O Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. Equipados com faixas e apitos, ocuparam o 9º andar do prédio, onde funciona parte da Susepe (Superintendência dos Agentes Penitenciários). A greve, na qual os servidores reivindicam o realinhamento salarial e que já dura 15 dias, está mantida por tempo indeterminado.
Gritando que “a greve não parou, apenas começou” e “a Susepe é nossa”, os agentes permaneceram no prédio por mais de uma hora. Eles realizaram também uma passeata na avenida Borges de Medeiros, no Centro da capital. O trânsito ficou lento. Antes disso, pela manhã, foram recebidos na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa. Lá, discutiram a possibilidade de negociar o fim da paralisação com o superintendente da Susepe, Airton Michels, que não aceitava conversar.
Depois de um diálogo com os deputados da comissão, o superintendente aceitou receber os agentes. No entanto, a reunião não resolveu o impasse. Ele reafirmou que, enquanto a greve continuar, não irá negociar. Reiterou, também que a lei 11.758, que prevê reajustes de 20% a 35%, é equivocada e não será cumprida porque está sob júdice.
PTB fecha com Britto e Brizola deixa tudo para o dia 24
Enquanto o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, reunia-se com a executiva estadual do partido e com a direção regional do PPS, a fim de discutir o apoio pedetista a Antônio Britto, o PTB decidia, numa ampla reunião no centro da Capital, “por unanimidade”, apoiar a candidatura de Britto ao governo gaúcho.
Brizola, no final do encontro, disse à imprensa que “está quase tudo certo entre PDT e PPS” e preferiu falar que “veio ao Estado para instalar uma comissão que irá elaborar o plano conjunto para o candidato Britto e redigir um documento com as propostas da coligação que será entregue às executivas dos partidos no próximo dia 20 e irão constar do programa político do candidato”, do que fechar de acordo.
A comissão é formada pelos presidentes dos dois partidos, Nelson Proença (PPS) e Pedro Ruas (PDT), e os deputados estaduais do PPS, Paulo Odone e Cezar Busatto, e Giovani Cherini, do PDT, e mais o professor Cíbilis Viana, que acompanha Brizola há muito tempo como seu consultor político.
Brizola que declarou “ter esperanças de fechar o entendimento com o PPS”, anunciou ontem que a assinatura desse compromisso será feita no próximo dia 24 (data que marca a morte do ex-presidente Getúlio Vargas), na cidade de São Borja, com o candidato a presidente da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS).
PDT pode expulsar prefeitos rebeldes
Revoltados com o apoio do partido à candidatura de Antônio Britto (PPS), os prefeitos do PDT se rebelaram e ameaçam votar no candidato do PT, Tarso Genro. Eles podem ser expulsos do partido. Em 1998, o PDT expulsou 19 pedetistas que apoiaram Britto ao governo gaúcho.
José Serra irritado com FHC. Mas disfarça
O candidato do PSDB a presidente, José Serra, confirmou presença no encontro com Fernando Henrique Cardoso, na próxima segunda-feira, e distribuiu uma nota, pelo site da campanha, afirmando que "“ interesse do presidente é o futuro do país”. A reunião com os candidatos, informa o texto, “é fundamental para garantir a segurança econômica que vai permitir a criação de mais oportunidades de trabalho”.
De acordo com os assessores, o tucano considera que os encontros não beneficiam nenhum presidenciável em particular, mas “favorece a economia do país”. Essa foi a versão oficial. Nos bastidores, no entanto, a história foi bem diferente.
Amigos do tucano revelaram que o convite de FHC aos presidenciáveis deixou Serra profundamente irritado. Para ele, a ida de Ciro Gomes (PPS), Anthony Garotinho (PSB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto indicaria falta de confiança no sucesso de sua candidatura.
Mesmo sendo o candidato do governo, Serra foi o último a se manifestar sobre o convite e chegou a avaliar a possibilidade de manifestar o seu descontentamento.
Ciro dia que não será “domesticado” como Lula
Um dia depois de acertar o convite do presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir a situação econômica do País, o candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, repetiu, em São Paulo, que respeitará contratos e entendimentos internacionais, mas não será “domesticado” pelo mercado. “Tenho compromisso com o Estado de Direito democrático, com contratos, com respeito às leis, inclusive a Lei das Diretrizes Orçamentárias, porque não vou ser dono do Brasil”, afirmou. “O resto é tentativa de domesticação e comigo não funciona; vão domesticar Lula, que já está bem entreguesinho; a mim, não vão domesticar.
PMDB que apoio de pedetistas
Os candidatos da coligação União pelo Rio Grande e a Executiva estadual do PMDB fizeram ontem o primeiro movimento na direção de setores do PDT que não concordam com a decisão de Leonel Brizola de apoiar Antônio Britto (PPS).
A decisão de buscar o apoio das bases do PDT foi anunciada por Germano Rigotto, que disputa o Piratini pela aliança do PMDB com o PSDB e o PHS. Ele esteve reunido com o candidato ao Senado, Odacir Klein, o senador Pedro Simon e o presidente do PMDB gaúcho, deputado federal Cézar Schirmer. “Temos muita identidade e diversas semelhanças, o que vai facilitar o nosso entendimento. O PDT estará conosco, acolhendo nossa proposta de centro- esquerda” aposta Rigotto.
Colunistas
COISAS DA POLÍTICA
São Lourenço
A emancipação de duas áreas de São Lourenço do Sul tem apoio da deputada estadual do PT Cecilia Hypólito, que ressalta o retorno do imposto na mesma proporção.
Afegãos
Por solicitação do deputado do PPB Francisco Appio, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia ouviu ontem o grupo de afegãos que chegou ao RS.
Realinhamento
Presidida pelo deputado estadual do PMDB Elmar Schneider, a Comissão de Serviços Públicos da Assembléia encaminhou representação ao Ministério Público pedindo cumprimento da lei de realinhamento salarial dos agentes penitenciários.
Proporcionalidade
P vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da capital, vereador do PT Estilac Xavier critica o parecer sobre a criação da comissão para a previdência municipal. Xavier diz que a composição (13 integrantes) contraria a proporcionalidade partidária regimental. Se necessário, tomará medida judicial, avisa.
Lado oposto
Ao contrário da cúpula nacional do partido, que ensaia um apoio a Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, o deputado federal do PMDB, Mendes Ribeiro Filho é taxativo: “onde estiver o PT, estarei do outro lado.
Bebidas em out-doors
Depois de aprovar a lei que proíbe servir bebidas alcoólicas nas estradas do RS, o deputado estadual do PTB Manoel Maria está apresentando um projeto que proíbe a veiculação de propaganda de bebidas de álcool em out-doors ou cartazes à beira das rodovias.
Editorial
PEIXE, PROTEÍNA ALTERNATIVA
O Brasil é um dos países que está entre aqueles que têm os maiores litorais do mundo. E tem peixe que não acaba mais nesse "marzão" quase sem fim. Então, fica difícil de entender por que ainda existem milhões de brasileiros que passam fome. Outra coisa de difícil entendimento é o fato de o peixe ser um produto mais caro do que a carne bovina. Só para comparar: um boi leva de três a quatro anos para poder ser abatido. Precisa de alimento, veterinário, remédios, pasto de qualidade, transporte e frigorífico. O peixe p recisa apenas de refrigeração e transporte. Além disso, vários países transformaram o local de chegada dos peixes em pontos turísticos. O entreposto abriga restaurantes, tem vida noturna animada e lá se compra peixe a preços mais vantajosos.
Quem já não presenciou a retirada das redes do mar aqui mesmo nas praias gaúchas. É uma festa. Todos querem dar uma mãozinha e ajudam a puxar a rede do mar. Durante o veraneio, os pescadores chegam a vender toda a produção ali mesmo na beira da praia.
Indicadores econômicos do setor, dão conta de que a produção pesqueira oceânica mundial aumentou mais de quatro vezes desde 1950. Passou de 19 milhões para 53 milhões de toneladas e já se fala em estagnação dos mares. Mesmo diante desse quadro, a piscicultura ainda se revela como uma alternativa das mais viáveis para o Brasil. O gado requer cerca de sete quilos de grãos para cada quilo de peso vivo, enquanto peixe pode ganhar um quilo de peso vivo com menos de dois quilos de grãos.
E, ao contrário da produção da carne, que se concentra nos países industrializados, cerca de 85% da produção da piscicultura vem dos países em desenvolvimento. A China, onde a atividade nasceu há mais de 3 mil anos, foi responsável por 21 milhões de toneladas das 31 milhões de toneladas da produção da aqüicultura mundial, em 1998.
Em segundo lugar, mas bem atrás, vem a índia, com 2 milhões de toneladas. Outros países em desenvolvimento com setores prósperos de aqüicultura são Bangladesh, Indonésia e Tailândia.
Os países em desenvolvimento estão se voltando à piscicultura para satisfazer seu apetite cada vez maior por frutos do mar. Em grande parte, porque, com a disseminação da sobrepesca (em áreas além dos limites proibidos onde se ameaça a sobrevivência de espécies), hoje a opção oceânica não é tão acessível para eles como foi, no passado, para os países industrializados. Hoje, pelo menos 220 espécies de peixes, moluscos e crustáceos são cultivados comercialmente, mas apenas cerca de uma dúzia domina a produção mundial. Entre os peixes, cinco espécies de carpa (todas com alto cultivo na China) representam mais de um terço da produção da aqüicultura mundial.
O mundo que está chegando ao limite na pesca oceânica e em pastagens e, ao mesmo tempo, aumentando sua população em 80 milhões de pessoas a cada ano, necessita de novas fontes eficientes de proteína animal. As espécies herbívoras de peixe também proporcionam uma forma altamente eficiente de expansão do suprimento de proteína animal para um mundo fome de proteínas.
Topo da página
08/15/2002
Artigos Relacionados
Serviços Públicos ouve agentes penitenciários
Agentes penitenciários poderão entrar em greve
465 novos agentes penitenciários devem tomar posse até dia 27
Sancionada Lei que institui adicional para agentes penitenciários
Crimes contra agentes penitenciários poderão ter agravante
Juvêncio anuncia manifestação de agentes penitenciários em Brasília