PESAR PELO FALECIMENTO DE MADRE CRISTINA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 26) a inscrição, nos Anais da Casa, de voto de profundo pesar pela morte de Madre Cristina, ocorrida pela manhã, em São Paulo. Nascida Célia Sodré Dória, a psicóloga, professora e fundadora do Instituto Sedes Sapientiae "teve uma vida dedicada à educação e à defesa intransigente dos direitos humanos", registrou o autor do requerimento, senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Autora de vários livros na área da psicologia, Madre Cristina destacou-se por "sua participação ativa na luta contra a ditadura militar no Brasil", tendo recebido ameaças de morte e prisão por abrigar perseguidos políticos, livrá-los da morte e ajudá-los a sair do país, afirmou o senador.

Conforme Suplicy, por iniciativa da deputada Martha Suplicy, tramita na Câmara projeto de resolução que cria o "Prêmio Madre Cristina de Direitos Humanos", que já obteve parecer favorável e, aprovado, será anualmente outorgado a pessoa ou entidade que tenha se destacado na defesa dos direitos humanos.

O presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, comunicou que o senador José Serra (PSDB-SP)foi indicado pela Mesa para acompanhar as exéquias de Madre Cristina como representante da instituição.



26/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADO VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Voto de pesar pelo falecimento de ex-reitor da UFG

PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ALOYSIO BIONDI

Senado aprova requerimento de pesar pelo falecimento de ex-senador

Senado envia voto de pesar pelo falecimento de diplomata

Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Bruno Segalla