Pescadores de Mato Grosso receberão qualificação profissional e tecnológica
A cidade de Barra dos Garças, em Mato Grosso, receberá curso técnico em aquicultura. A turma será aberta pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). É o primeiro curso com essa metodologia no País.
Em tempo integral, o curso terá mil horas e um ano e meio de duração, e será ministrado no campus de Barra do Garças do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). As aulas teóricas serão ministradas no turno da noite. No período da manhã, os estudantes farão visitas técnicas e participarão de atividades de campo.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do campus, Marco Antônio Morais, a política de pesca do governo federal e a previsão de implantação de um frigorífico para abate e processamento de peixes e de uma indústria de ração na cidade também contribuíram para a decisão do instituto de abrir o curso.
Marco Antônio explica que o município, situado na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, começou diversificar a economia ao investir em áreas fora da pecuária. Com novos investimentos em estrutura, como é o caso do frigorífico e da indústria de ração, as colônias de pescadores D18 e D19 pediram a formação em aquicultura para participarem diretamente do processo, que vai da produção de alevinos e peixes ao processamento e distribuição de pescado.
As aulas
O curso de aquicultura prepara profissionais para trabalhar no cultivo de peixes, camarões, rãs, ostras e algas; manejo dos ambientes de produção, controle de qualidade da água e do solo, preparo e ajuste da alimentação em todas as etapas de desenvolvimento. O mercado de trabalho abrange instituições públicas e particulares do setor aquícola, empresas de produção e beneficiamento de pescado, laboratórios de reprodução, e larvinocultura, além da atividade autônoma.
Sisutec
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fonte:
20/08/2013 17:00
Artigos Relacionados
Empresas de turismo de Mato Grosso terão aulas de qualificação para Copa
Acre, Ceará e Mato Grosso receberão R$ 59 milhões para obras de infraestrutura turística
Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional
Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso
CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul
TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL