Pescadores e aquicultores podem ter acesso a assistência técnica



No último dia 18 de outubro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), lançaram 03 chamadas públicas para contratação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) destinados a pescadores artesanais e aquicultores familiares.

As chamadas públicas são fruto de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os dois ministérios por ocasião do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

O objetivo destas chamadas é garantir o acesso de pescadores e aquicultores à assistência técnica e extensão, de forma a promover o aumento da produção, redução de desperdícios e melhoria da qualidade do pescado, com consequente impacto na qualidade de vida de pescadores e aquicultores e na oferta deste alimento para a população.

Dentre as diretrizes que orientam as ações previstas nesta chamada, destacam-se a organização, o respeito ao meio ambiente e a promoção de processos sustentáveis de produção, tanto na aquicultura quanto na pesca. Ressalta-se ainda que parte do público a ser atendido será composto por pescadores que residem ou pescam em áreas de reservas extrativistas.

No total, deverão ser beneficiadas 25.600 famílias, distribuídas por 14 estados (AM, RR, RO, PA, MA, BA, RN, CE, PI, GO, MT, MG, PR e SC).

O montante de recursos a ser investido pelo MPA nesta ação ao longo de dois anos é de R$ 46,5 milhões.

O prazo para envio das propostas é de 30 dias a partir da publicação.

 

Fonte:

Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)



24/10/2013 11:29


Artigos Relacionados


Pronatec amplia vagas para capacitação de pescadores e aquicultores

Governo ampliará vagas para cursos de capacitação de pescadores e aquicultores

Propostas de assistência técnica a mulheres rurais de sete estados podem ser enviadas até dia 11

Governo disponibiliza acesso ao Registro Geral de Pescadores

Assistência técnica rural

Trabalhos de assistência técnica são iniciados no RN