Pesquisa avalia qualidade das cidades brasileiras



São Paulo tem seis municípios entre os 10 melhores do país em gestão fiscal

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de janeiro) divulgou nesta última segunda-feira, 19, o IFGF 2010 (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), que avalia a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Entre as cidades mais bem colocadas, seis estão no Estado de São Paulo.

Santa Isabel (GO) lidera o ranking nacional, em seguida aparecem Poá (SP), Barueri (SP), Jeceaba (MG); Piracicaba (SP); Caraguatatuba (SP); Ourilândia do Norte (PA); Maringá (PR); Birigui (SP) e Paraibuna (SP). Entre as capitais, a cidade de São Paulo garantiu o quarto lugar devido às notas máximas em duas das cinco variáveis pesquisadas: Receita Própria e Gasto com Pessoal.

A gestão fiscal do município foi bem-sucedida ao transformar seu potencial de arrecadação em recursos para os cofres municipais. O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, IFGF Gasto com Pessoal, IFGF Liquidez, IFGF Investimentos, e, por último, o IFGF Custo da Dívida. O IFGF foi elaborado durante três anos com base nos resultados fiscais disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no diálogo com gestores públicos e nas informações retiradas da literatura acadêmica.

O objetivo do estudo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa e da gestão pública eficiente a partir da possibilidade de avaliação do desempenho fiscal do município; abastecer de indicadores os milhares de gestores municipais do país; e fornecer à sociedade uma ferramenta eficaz de controle social da gestão fiscal das cidades brasileiras.

Do Portal do Governo do Estado



03/20/2012


Artigos Relacionados


Cidades brasileiras se mobilizam para Dia da Promoção da Qualidade de Vida

Pesquisa do Ipea avalia qualidade do desenvolvimento

Pesquisa marítima avalia fluxo de carbono em águas brasileiras

Paim comenta estudo que aponta ensino de qualidade em 37 cidades brasileiras

Geovani Borges avalia positivamente os dez anos de privatização das telecomunicações brasileiras

Exame avalia qualidade dos cursos de nível superior