Paim comenta estudo que aponta ensino de qualidade em 37 cidades brasileiras



O senador Paulo Paim (PT-RS) comentou em Plenário, nesta segunda-feira (7), estudo que lista os 37 municípios brasileiros que se destacam na oferta de educação com qualidade. A pesquisa aponta oito municípios no Centro-Oeste, cinco no Nordeste, cinco no Norte, nove no Sudeste e dez na Região Sul.

A seleção das cidades foi feita a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - criado pelo Ministério da Educação para avaliar o ensino no Brasil - cruzado com dados educacionais e sócio-econômicos dos municípios, além de entrevistas com autoridades do setor, dirigentes escolares, pais e alunos.

A pesquisa, intitulada Redes de Aprendizagem - Boas práticas que garantem o Direito de Aprender, foi realizada em parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Arroio do Meio, Farroupilha, Horizontina e Sapiranga são municípios gaúchos citados na pesquisa. Nessas quatro localidades, todos os projetos têm em comum o estímulo à leitura e à reflexão, com a oferta de livros, jornais e revistas para consulta dos alunos.

Em Arroio do Meio, os estudantes são estimulados à leitura semanal de jornais e revistas por 30 minutos. Em Farroupilha, são orientados a escrever crônicas e poesias, que ficam expostas em janelas, ônibus, vitrines e portarias de empresas da cidade. Em Horizontina e Sapiranga, os alunos aprendem noções de conservação do meio ambiente, promovem o plantio de árvores em ruas e praças e participam de cursos de idiomas e oficinas de capoeira, música, dança e reciclagem de lixo.

Paim também destacou que o Brasil vai sediar a 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos, em 2009. O evento é patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há quarenta anos e, pela primeira vez, será realizado em um país do hemisfério Sul. Segundo o senador, o Brasil ainda conta com 65 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não concluíram as oito séries do ensino fundamental - o correspondente a um terço da população.

Imprensa

Em seu discurso, Paim também registrou a passagem do Dia Nacional do Jornalista, comemorado nesta segunda-feira (7), quando argumentou que a liberdade de expressão e de opinião é imprescindível para a democracia, que tem na imprensa livre um de seus pilares.

07/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comenta estudo da FGV que aponta redução da pobreza no país

Pesquisa avalia qualidade das cidades brasileiras

Cidades brasileiras se mobilizam para Dia da Promoção da Qualidade de Vida

Paim comenta estudo sobre discriminação sócio-econômica a mulheres negras

Estudo da USP aponta maior expectativa de vida, mas com menor qualidade

Avaliação aponta melhora em todos indicadores de qualidade do ensino superior