Pesquisa da CNT indica que 57,9% dos entrevistados têm conhecimento da CPI Mista dos Cartões Corporativos



De acordo com a 92ª Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (28), 57,9% dos dois mil entrevistados têm conhecimento da instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos, destinada a investigar denúncias de uso irregular de cartões do governo federal por funcionários públicos. Em entrevista à Agência Senado, o senador João Pedro (PT-AM) afirmou que o resultado divulgado pela pesquisa prova que o povo tem acompanhado a CPI Mista.

- Isso mostra que nós, senadores, temos o dever de buscar elementos para aperfeiçoar o uso do cartão e elaborar regras que visem a coibir irregularidades. É isso que a sociedade espera e nós temos que fazer - declarou João Pedro.

Dentre os que têm conhecimento da CPI Mista, 57,8% acreditam que as apurações devem atingir os governos do PT ou do PSDB, indiferentemente. Dos entrevistados, 12,2% são contra as apurações; 12,7% acham que devem ser apuradas apenas as irregularidades cometidas durante a administração do PT e 6,1% defendem a apuração apenas no período em que o PSDB comandava o governo. Ainda levando em conta apenas os que têm conhecimento da CPI, 29,6% acreditam que a comissão examinará as denúncias de forma isenta e 58,1% não acreditam nessa hipótese.

Em entrevista após a divulgação da pesquisa, o presidente da CNT, Clésio Andrade, destacou a importância do Congresso Nacional e lembrou que o resultado da pesquisa espelha uma visão da sociedade sobre o assunto.

Dossiê

A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados a respeito do vazamento de informações sobre os gastos pessoais de Fernando Henrique Cardoso com cartões corporativos . Entre os pesquisados, 51,2% têm conhecimento - ou acompanham o caso ou ouviram falar dele - do vazamento das informações sobre gastos pessoais do ex-presidente.

Entre os que têm conhecimento do fato, a maior parte (21,1%) acredita que foi de responsabilidade de membros da CPI Mista a elaboração e divulgação do dossiê. Em seguida, 17,4% responsabilizam a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo vazamento; 13,1% indicam assessores de Dilma como responsáveis; 9% põem a responsabilidade na Casa Civil e 8,3% acreditam que a culpa é da Secretaria Geral da Presidência da República.

A pesquisa apurou ainda o interesse da população por outros assuntos em voga na mídia, sendo que 98,2% de pesquisados tinham conhecimento do assassinato da menina Isabella Nardoni, em São Paulo, índice mais alto já encontrado em uma pesquisa do Sensus. A mesma pesquisa apurou também que 33,3% têm conhecimento da criação da TV Pública pelo governo federal e 30,4% assistem algum dos canais de televisão mantidos pelo governo.

A pesquisa indicou ainda que a avaliação positiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva é de 57,5%, a maior desde a posse, em 2003, quando estava em 56,6%. A aprovação ao desempenho pessoal de Lula é ainda maior, 69,3%.

A pesquisa foi promovida pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em 24 estados. Foram entrevistadas duas mil pessoas entre 21 e 25 de abril de 2008. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



28/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI dos cartões corporativos será mista

Começa reunião da CPI Mista dos Cartões Corporativos

PSDB permanecerá na CPI Mista dos Cartões Corporativos

Heráclito critica relatório da CPI Mista dos Cartões Corporativos

CPI Mista dos Cartões Corporativos discute quebra de sigilo

Acordo dá ao PSDB presidência da CPI Mista dos Cartões Corporativos