Pesquisa diz que turista quer voltar ao Brasil depois da Jornada Mundial da Juventude



Pesquisa do Ministério do Turismo revela que 95,7% dos turistas estrangeiros da JMJ querem voltar a visitar o Brasil


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro, gerou grande expectativa de retorno ao Brasil entre os turistas. O dado foi levantado na pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto Coppe/UFRJ. A apuração parcial revela que 72,7% dos turistas estrangeiros da JMJ visitaram o País pela primeira vez e nove entre dez (93%) pretendem voltar ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro. A estimativa é que o País tenha arrecadado mais de R$ 1,8 bilhões durante o evento.

A primeira preliminar foi feita com 1,1 mil turistas, sendo 250 estrangeiros. A pesquisa completa vai identificar a origem, o tempo de permanência, o meio de hospedagem e o gasto médio diário dos turistas, além de mapear como os peregrinos, visitantes e voluntários da JMJ avaliam condições de infraestrutura, como transporte, limpeza pública e opções de lazer. O levantamento completo, que será divulgado nos próximos dias, levará em consideração a opinião de mais quatro mil pessoas, das quais mais de mil estrangeiros.

Entre os estrangeiros, 72,7% estavam no Brasil pela primeira vez e 86,9% do total de entrevistados nunca haviam participado da JMJ. Para quase seis entre dez turistas (58,5%), o fato do evento ter sido realizado no Rio de Janeiro influenciou na decisão de participar da JMJ. Entre as atividades realizadas pelos visitantes, os atrativos turísticos se destacaram (77,7%) seguido do sol e praia com 39,7%.