Pesquisa inédita do IBGE avalia uso de ferramentas digitais por empresas



Cerca de 20 mil empresas brasileiras vão relatar ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítisca (IBGE), a partir desta segunda-feira (14), como utilizam equipamentos e ferramentas digitais em seu dia-a-dia. Segundo o instituto, o levantamento, inédito, permitirá a definição de políticas para a ampliação do uso dessas tecnologias, em cumprimento às Metas do Milênio, e também será útil na comparação com pesquisas similares feitas em outros países.

As entrevistas da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (TIC-Empresa) serão realizadas por telefone e devem se estender até agosto deste ano. A previsão é que os resultados da pesquisa sejam divulgados em 2012.

Segundo o IBGE, a ligação garante o sigilo das informações. Caso a empresa contatada por telefone queira certificar-se de que foi o IBGE quem entrou em contato ou tenha alguma dúvida sobre a pesquisa, pode ligar gratuitamente para 0800-721-8181. A identidade dos pesquisadores também pode ser conferida no site.


Perfis

Para a amostra da TIC-Empresa, foram selecionadas empresas de todos os tamanhos, inclusive aquelas que só têm uma pessoa ocupada. De acordo com o instituto, essa abrangência vai permitir o registro das diferentes realidades do País. Além disso, a pesquisa tem como meta mostrar do que essas companhias precisam para incrementar o uso das tecnologias da informação e comunicação, como softwares, Internet etc.

No questionário, por exemplo, há a possibilidade de o entrevistado indicar os motivos pelos quais não usa determinadas ferramentas. Outros itens pesquisados são os aspectos ligados à segurança no uso das tecnologias e as habilidades do pessoal que as utiliza.

A TIC-Empresa também é abrangente no que se refere aos setores pesquisados: foram selecionadas indústrias extrativas; de transformação; empresas do setor de construção civil; comércio; reparação de veículos e motocicletas; transporte, armazenagem e correio; alojamento e alimentação; informação e comunicação; atividades imobiliárias, científicas e técnicas; artes, cultura, esporte e recreação; entre outros.

O questionário da TIC-Empresa, que terá 2010 como ano base, foi criado a partir de recomendações da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad-ONU) e do Escritório de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). O material e seu manual de preenchimento podem ser obtidos no site.


Fonte:
IBGE



14/02/2011 12:58


Artigos Relacionados


Inpa apresenta ferramentas geradas para integração de pesquisa

Encontro Nacional do LexML apresenta novas ferramentas de pesquisa

Conab faz pesquisa inédita sobre pinhão-manso

Pesquisa inédita da Embrapa vai ampliar fontes de etanol

Butantan descobre 30 novas moléculas em pesquisa inédita

Centro de referência fará pesquisa inédita no país