Pesquisa registra 29 espécies de mamíferos no Parque Nacional da Serra da Bocaina



O Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, concluiu um levantamento sobre os mamíferos de médio e grande porte do interior e entorno da unidade, incluindo o Parque Estadual da Serra do Mar (núcleos Cunha, Santa Virgínia e Picinguaba) e a Reserva Ecológica da Juatinga.

No total, foram registradas 29 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte. Entre as espécies encontradas, 13 fazem parte de listas oficiais de espécies da fauna ameaçada de extinção: muriqui, sagui-da-serra-escuro, bugio, gato-do- mato-pequeno, gato-maracajá, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, anta, veado-mateiro, queixada, cateto e paca. Os registros de onça-pintada e anta foram apenas no Parque Estadual da Serra do Mar.

Os pesquisadores acreditam que a ausência desses dois mamíferos na Serra da Bocaina seja consequencia da maior pressão de caça ilegal, além da perda, degradação e fragmentação de habitats no interior da unidade.

Apesar isso, segundo o ICMBio, o Parque Nacional da Serra da Bocaina apresentou uma riqueza elevada de mamíferos silvestres de médio e grande porte, quando comparada com outras áreas na Mata Atlântica. Também chamou a atenção dos pesquisadores a presença do sagüi-de-tufos-brancos, também conhecido como sagüi-do-nordeste, que não é da região e atua como espécie invasora, competindo com as nativas.


Fonte:
ICMBio



01/04/2011 16:22


Artigos Relacionados


Parque da Serra da Bocaína (RJ) abre seleção para voluntários

Expedição traz relação mamíferos de parque nacional no AM

Obras do trecho norte do Rodoanel preservam espécies do Parque da Serra da Cantareira

Projetos redefinem limites do Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque da Bocaina realiza ação para minimizar impactos ambientais

Serra da Bocaina (RJ) seleciona voluntários para o ano novo