Pesquisa vai avaliar eficácia de medicamentos contra osteoporose no Brasil
Com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre a osteoporose no País, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), busca voluntários no estado para uma pesquisa que definirá as políticas públicas a serem adotadas com relação à doença no Brasil.
O estudo tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conta com o apoio dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia. De acordo com a reumatologista do Into Ana Maria Braga, o trabalho visa a avaliar como os medicamentos de combate à osteoporose podem atuar na população brasileira.
“O objetivo é observar essas medicações que hoje são usadas contra a osteoporose na população brasileira”, diz a reumatologista. Segundo ela, os estudos disponíveis atualmente foram feitos nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos, principalmente.
“Esses pacientes têm características genéticas e populacionais diferentes da nossa. Então é preciso que haja um estudo na população brasileira. Porque é importante a gente observar se esses remédios que já estão no mercado atuam na osteoporose do brasileiro, na doença do nosso povo e com as características que ele tem.”
Os interessados em colaborar com a pesquisa podem se cadastrar, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Into, ou pelos telefones (21) 3512-4987 ou (21) 3512-4988. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. É preciso ter mais de 60 anos, além do diagnóstico da doença comprovada por um médico.
Fonte:
Agência Brasil
13/05/2011 11:06
Artigos Relacionados
Brasil precisa avaliar eficácia dos incentivos fiscais, afirma Dornelles
Pesquisa vai avaliar consumo e acesso a medicamentos por brasileiros
Pesquisa irá avaliar a diplomacia do Brasil contemporâneo
Eficácia de medicamentos similares deverá ser comprovada
Eficácia de selo de segurança em medicamentos divide senadores
Anvisa divulga perfil de pesquisa clínica de medicamentos no Brasil