Pesquisa vai revelar situação das mulheres que atuam em segurança pública



A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça iniciou, na segunda-feira (23), uma pesquisa nacional sobre a presença das mulheres nas instituições de segurança pública. A iniciativa pioneira vai elaborar o perfil das mulheres integrantes das polícias civis, militares e científicas, além dos corpos de bombeiros de todo o País.

Serão também mapeadas experiências e políticas de valorização profissional voltadas a essas profissionais por meio de um levantamento das atividades que realizam, das condições que encontram para o desempenho no cotidiano do trabalho, entre outras informações.

A pesquisa é feita pela internet, até 23 de fevereiro, com utilização de um questionário online, que deve ser respondido em um único acesso e apenas por profissionais do sexo feminino. A Senasp enviou o questionário para as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, compartilhou em sua rede de educação a distância, entre outras iniciativas. As respostas são anônimas e não há qualquer tipo de identificação da participante.

Os resultados da pesquisa serão transformados em uma publicação e divulgados posteriormente no site do Ministério da Justiça. A expectativa é que o relatório final subsidie a elaboração e implementação de políticas específicas de valorização profissional, saúde e qualidade de vida para as mulheres do segmento.

Veja os questionários para cada área: Polícia Civil; Polícia Científica; Polícia Militar; e Corpo de Bombeiro.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



24/01/2012 12:03


Artigos Relacionados


César Borges alerta para situação precária da segurança pública na Bahia

Pesquisa sobre segurança pública seleciona bolsistas

Ministério da Justiça lança edital de pesquisa sobre segurança pública

Pesquisa da Unesp identifica genes que atuam no desempenho de atletas

Segurança Pública - Investimentos na área da segurança pública ultrapassam R$ 300 milhões

Mulheres em situação de risco são foco de programa