Pesquisador brasileiro recebe homenagem no México por contribuir ao estudo da física



Durante a 25ª Reunião Anual da Divisão de Partículas e Campos da Sociedade Mexicana de Física (DPyC), o pesquisador João dos Anjos, do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF) do Ministério da Ciência e Tecnologia, irá receber a Medalha Acadêmica da Sociedade por sua colaboração e apoio a grupos mexicanos que atuam em física experimental de altas energias. O encontro será realizado, de 19 a 21 de maio, na cidade do México.

A medalha é concedida todos os anos a pesquisadores que tenham feito contribuições expressivas na área de Altas Energias, com especial impacto no desenvolvimento da Física de Altas Energias no México. Entre 1995 e 2006, graças ao apoio de programas de intercâmbio firmados entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq) e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT), João dos Anjos recebeu em seu grupo de pesquisa no CBPF uma dezena de pós-docs e estudantes mexicanos e de outros países da América Latina que trabalharam em importantes projetos da área.

Entre os outros ganhadores da Medalha Acadêmica estão Leon Lederman (1999) e James Cronin (2000), prêmios Nobel de Física, Jacobo Konigsberg (2004),  Jeffrey Appel (2007) e Paolo Giubellino (2010), coordenadores dos experimentos CDF/Fermilab, E791/Fermilab e Alice/CERN respectivamente.

João dos Anjos graduou-se em Física em 1968 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu o doutoramento em Física Teórica em 1977 na Universidade de Paris 7. Com o apoio de Jayme Tiomno e Leon Lederman fez parte do grupo brasileiro que em 1984 iniciou colaboração com o Fermilab em Física Experimental de Altas Energias. Durante estada no Fermilab em 1994 para participar do experimento E791 iniciou uma colaboração com pesquisadores mexicanos visando aumentar o impacto do grupo Latino-Americano no experimento.

Atualmente João dos Anjos se dedica ao estudo dos raios cósmicos de altíssima energia (Observatório Pierre Auger) e à Física de Neutrinos. É coordenador do Projeto Neutrinos Angra e do grupo brasileiro que participa na França do experimento Double Chooz, dedicado ao estudo de oscilações de neutrinos.

A homenagem a João dos Anjos será no dia 20 de maio, na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



13/05/2011 18:20


Artigos Relacionados


Suplicy acredita que Barack Obama irá contribuir para derrubar o muro que separa EUA do México

Governador recebe homenagem do Exército Brasileiro

Garibaldi recebe homenagem do Exército Brasileiro

Brasileiro recebe prêmio da Unesco por estudo sobre influência da língua árabe no português

Copa vai contribuir com 0,4% para crescimento do PIB brasileiro, segundo ministro

Bolsista brasileiro ganha bronze no México