Suplicy acredita que Barack Obama irá contribuir para derrubar o muro que separa EUA do México
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (11), que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, "estará em breve contribuindo para acabar com o muro que separa os Estados Unidos do México e do restante da América Latina". Suplicy louvou o caráter conciliador do presidente eleito, que elogiou o adversário derrotado, John McCain, e abriu diálogo com os eleitores deste último, cujo apoio ainda espera conquistar.
- 'Como disse Lincoln a uma nação muito mais dividida que a nossa, não somos inimigos, mas amigos. Embora as paixões nos tenham colocado sob tensão, não devem romper nossos laços de afeto' - disse Suplicy, lendo trecho do discurso de vitória de Obama.
O senador afirmou ter acompanhado o discurso no exterior, onde participou do Seminário Ibero-americano de Renda Básica da Cidadania, em Montevidéu e Buenos Aires. Ele qualificou a eleição de Obama como "um fenômeno extraordinário".
No mesmo pronunciamento, Suplicy parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pela publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Território Quilombola de Alcântara (MA). De acordo com Suplicy, a publicação "ampara significativamente a reivindicação territorial das cerca de 100 comunidades que vivem naquela região (de 78,1 mil hectares) e que representam mais de 3.550 famílias".
11/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney acredita que atuação de Obama irá contribuir para aproximação entre EUA e Cuba
Suplicy elogia discurso de Barack Obama
Suplicy condena muro entre EUA e México
Suplicy elogia discurso de Barack Obama endereçado aos muçulmanos
Suplicy pede que petistas e sindicalistas deem boas vindas a Barack Obama
Suplicy acredita que Obama será sensível a apelo de Lula em relação a Cuba