Pesquisadores afirmam neutralidade política na discussão do Código Florestal



A Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o professor José Antonio Aleixo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, manifestaram confiança no entendimento para a construção de um novo Código Florestal.

Os cientistas falam neste momento aos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Eles apresentam estudo da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre o assunto: O Código Florestal e a Ciência - Contribuições para o Diálogo.

Ao abrir a apresentação, Helena Nader defendeu o aprofundamento da discussão que levará à modificação do Código Florestal. Ela também afirmou que o estudo realizado pela entidade não mantém qualquer vinculação com o agronegócio, com entidades ambientalistas, partidos políticos ou grupos religiosos.

- Temos como obrigação a verdade com a ciência. Em nenhum momento o grupo recebeu qualquer apoio seja do grupo ruralista ou do grupo ambientalista. Todos os que participaram do estudo foram voluntários - frisou, explicando que seus salários são pagos pelas universidades em que trabalham.

O professor Aleixo também ressaltou a independência do grupo e sua confiança no entendimento para a reformulação do código.

- Chegou a hora do entendimento. E não adianta um entendimento onde só uma das partes ganhe. Temos que encontrar um ponto de equilíbrio - ressaltou.

Mais informações a seguir



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo Código Florestal revela respeito do Executivo ao Congresso, afirmam ministros

Rollemberg ressalta importância da discussão do Código do Consumidor e do Código Florestal

Comissões debatem novo Código Florestal com pesquisadores

Pesquisadores criticam texto de Aldo Rebelo para novo Código Florestal

Começa a votação do Código Florestal e discussão da DRU

CMA vai antecipar discussão do Código Florestal no Senado