Pesquisadores criam site para reduzir fotos de graça
Serviço foi criado por meio de parceria entre a USP e a UFSCarlos
Pesquisadores da USP São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos criaram o Reduzfoto.com.br, o primeiro site brasileiro que reduz imagens digitais. O uso é gratuito e o serviço foi criado a partir de parceria entre as universidades, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e a empresa Aptor Software.
O site dispensa cadastro e instalação de editores de imagens semelhantes ao Photoshop. Instantâneo, atende ao usuário que deseja somente reduzir o tamanho de uma foto e, em muitas situações, usa computadores compartilhados, ou seja, os disponíveis em lan-houses, universidades e empresas.
Diminuir o tamanho da imagem facilita a transmissão por correio eletrônico e publicação em sites e blogs. Soluciona um problema comum, o fato de o usuário muitas vezes fotografar com câmera digital na resolução máxima, para obter qualidade satisfatória de impressão – porém, depois não consegue encaminhá-la pelo e-mail porque o arquivo fica muito pesado, isto é, excede a quantidade de megas. No site, há três escolhas predefinidas para a redução da foto, nos tamanhos grande, médio e pequeno. Uma quarta opção (chamada avançado) permite diminuir as dimensões a partir de duas medidas de grandeza: porcentagens ou pixels.
A idéia surgiu da dificuldade de usuários que não conseguiam enviar fotos pela Internet e perdiam muito tempo utilizando editores de imagens de uso complexo. Em dois meses de funcionamento e sem divulgação, o site já diminuiu 11,5 mil fotos de internautas.
Qualidade satisfatória – A qualidade das fotos reduzidas é satisfatória, sem cortes nem inserção de marcas-d’água. Existem sites estrangeiros que também oferecem o serviço; contudo, o usuário pode ter dificuldades de compreensão do idioma. As fotos ficam armazenadas no portal durante 15 minutos para o usuário fazer a cópia da versão reduzida em seu computador. Também é possível informar o link da visualização da foto para outra pessoa.
De acordo com Thiago Jabur, gerente da Aptor Software e doutorando pela USP, essa é uma tendência no desenvolvimento de aplicativos na rede virtual. São os chamados SaaS no inglês: Software as a Service; no português: Software como um Serviço. O Google é o precursor mundial em aplicações on-line gratuitas, com editor de textos, planilhas e apresentações. Em breve, serão oferecidos novos serviços no reduzfoto.com.br, como jogos de quebra-cabeças e apresentações de slides com as fotos enviadas.
Da Agência Imprensa Oficial
03/20/2008
Artigos Relacionados
Pesquisadores criam soluções para pessoas com deficiência
Pesquisadores do IPT criam simulador para abandono de grandes áreas
Pesquisadores da USP criam rede virtual para mapear vírus
Pesquisadores da Unesp criam sistema motorizado para cadeiras de rodas
Sabesp e Prefeitura criam site para o Programa Córrego Limpo
Sabesp e Prefeitura criam site para o Programa Córrego Limpo