Pesquisadores da Unesp criam sistema motorizado para cadeiras de rodas



Projeto de mestrado desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá terá baixo custo e visa a inclusão social

Um sistema automotor de tração pode facilitar o dia a dia de usuários de cadeira de rodas. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Júlio Oliveto Alves no seu mestrado, em parceria com o professor Victor Orlando Gamarra-Rosado, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Guaratinguetá.

A tecnologia é simples, uma terceira roda dianteira com baterias, e o custo é baixo: a redução prevista é de até 60% em relação a produtos similares importados. Com o sistema, será possível enfrentar um trecho de subida com até 40% de inclinação. O protótipo foi apresentado em agosto, na Feira de Reabilitação 2012 realizada em São Paulo.

Segundo seus inventores, o equipamento é de fácil instalação em qualquer modelo de cadeira de rodas e pode ser utilizado em diferentes tipos de terreno, mas exclusivamente em ambientes externos. Suporta até 90 quilos com velocidades superiores a 30 quilômetros por hora, reduzindo para 5 quilômetros por hora nos trechos de subida. O pedido de patente da tecnologia já foi encaminhado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN) junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Do Portal do Governo do Estado



09/18/2012


Artigos Relacionados


Isenção de impostos para compra de cadeiras de rodas passa na CDH

Portadores de deficiência poderão ter subsídio para cadeiras de rodas

Estado entrega 100 cadeiras de rodas em mutirão

Unicamp: Invento permite motorizar cadeiras de rodas

Servidores do Senado doam cadeiras de rodas a deficientes

Projeto de Osmar Dias isenta cadeiras de rodas do IPI