Pesquisadores de mudanças globais se reúnem para debater financiamentos e metodologias
Entre os dias 8 e 11 de junho, o Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI) realiza a 17ª Conferência das Partes (CoP), em Brasília (DF). O evento, que tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), reunirá cerca de 40 cientistas e representantes dos 19 países que integram o IAI. Os participantes estarão presentes em reuniões do Conselho Executivo para discutir o financiamento e metodologia das atuais pesquisas e próximos projetos. A conferência também terá programação aberta ao público no dia 10, com uma série de palestras sobre o tema.
Para melhorar a compreensão das mudanças ambientais globais e suas implicações socioeconômicas nas Américas, o IAI repassa seus resultados científicos aos responsáveis pelas políticas e tomadores de decisões dos países membros, de forma a ajudar a desenvolver planos e ações adequados para enfrentar os efeitos das mudanças globais em escala regional.
Segundo Holm Tiessem, diretor do IAI, os investimentos nos programas de pesquisa do instituto somam cerca de US$ 15 milhões. Ainda assim, o órgão busca investimentos para realizar pesquisas que sintetizem o conhecimento necessário aos tomadores de decisão. “Nosso objetivo não é apenas a publicação científica, mas também buscar os temas mais importantes para canalizar recursos e adicionar valor às pesquisas financiadas pelos países”, afirma o diretor do Instituto.
O IAI foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, para abordar as mudanças globais no âmbito das Américas e promover trabalhos de pesquisa cooperativa multinacional, produzindo informação científica que os países não pudessem realizar individualmente. A sede do instituto fica no campus da Inpe, em São José dos Campos (SP).
Fonte:
Inpe
Saiba mais sobre sustentabilidade no Porta Brasil.
08/06/2010 19:09
Artigos Relacionados
Pesquisadores se reúnem para discutir problemas das regiões semiáridas
Agricultura: Pesquisadores e produtores de frutas se reúnem para definir projetos
Relatório convoca ciências sociais ao debate de mudanças globais
Rede de Pesquisa recebe projetos na área de mudanças globais
Comissões se reúnem para debater posicionamento do Brasil no G-20
LÍDERES SE REÚNEM PARA DEBATER CRONOGRAMA DO ORÇAMENTO