Pesquisadores usam laser para monitorar poluentes que afetam a qualidade do ar
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Meio ambiente, apoiado pelo CNPq, e o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) estão realizando um estudo de sensoriamento remoto. A partir da técnica Light Detection And Ranging (Lidar na sigla em inglês), é realizado o monitoramento de emissões atmosféricas, realizada em instalações químicas industriais e em seu entorno. O funcionamento é como o de um radar, podendo alcançar longas distâncias. A medida é feita por meio de pulsos de luz por laser, que obtém a quantidade de gases poluentes ou de partículas sólidas existentes no ar.
O Lidar se destaca pela facilidade no monitoramento das emissões em processos industriais. “Hoje as indústrias usam sensores caros e específicos para medir a composição dos gases liberados pelas chaminés. Como muitas vezes os gases são quentes e as chaminés são altas e de difícil acesso, a instalação e manutenção desses medidores é complicada e onerosa.
Com a nova técnica não é necessário subir até o topo da chaminé nem fazer a calibração do equipamento, pois ele é instalado em locais de fácil acesso e direcionado ao ponto almejado, o que possibilita o monitoramento à distância, tornando o processo mais fácil e barato”, explica o coordenador do projeto, Roberto Guardani.
Os primeiros testes estão sendo realizados na cidade de Cubatão, São Paulo. No final de 2009 foram feitas as primeiras campanhas de medição utilizando um sistema móvel, sob diferentes condições meteorológicas. Já foram investidos aproximadamente R$ 600 mil em equipamentos, além de bolsas de pesquisa e custeio. Os recursos são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Petrobras.
Os pesquisadores pretendem ainda quantificar o que sai das chaminés para que futuramente o controle de qualidade do ar e da produção seja mais ágil. Além de subsidiar políticas públicas voltadas à saúde da população e do meio ambiente.
Fonte:
CNPq
12/05/2010 20:34
Artigos Relacionados
Ciência: Radar de laser vai melhorar o controle de poluentes
Pesquisadores usam plantas modificadas para criar vacina contra dengue
Meio Ambiente mobiliza pesquisadores para monitorar costa brasileira
Pesquisadores usam cinzas de carvão mineral no tratamento de efluentes
França cede equipamentos para monitorar qualidade do ar nas Olimpíadas do Rio
Unesp e Cetesb firmam parceria para monitorar qualidade de água