Pesquisas em Economia Criativa ainda podem se inscrever em edital
No próximo sábado (09/11) terminam as inscrições para o edital de Chamada pública que selecionará projetos de pesquisa na área da Economia Criativa. Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil, estabelecido pelo Termo de Cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua Secretaria de Economia Criativa (SEC), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas também poderão requerer recursos para gastos a título de custeio, capital e bolsas.
Ao todo, serão distribuídos R$ 2,5 milhões, valor oriundo do orçamento da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura.
O Termo de Cooperação firmado com o CNPq é uma das iniciativas da SEC/MinC para consolidar e expandir a temática no País e promover sua difusão por meio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e dos Observatórios Estaduais. Os projetos devem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação dos segmentos criativos.
Podem candidatar-se pesquisadores vinculados a universidades públicas e confessionais que se enquadrem nos seis eixos temáticos definidos pela SEC:
- Marcos Legais para a Economia Criativa Brasileira (tributários, trabalhistas, previdenciários e administrativos);
- Empreendedorismo cultural e criativo;
- Territórios criativos (Arranjos Produtivos Locais (APLs), cidades, bairros, polos etc.);
- Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos;
- Capacitação técnica e gerencial dos profissionais e empreendimentos criativos; e
- Inovação em cultura.
Os eixos temáticos das pesquisas devem estar articulados com as seguintes expressões do campo Cultural: Patrimônio Cultural; Arquivologia; Museus; Artesanato; Culturas Populares; Culturas Indígenas; Culturas Afro-brasileiras; Artes Visuais; Arte Digital; Dança; Música; Circo; Teatro; Audiovisual; Livro; Publicações e Mídias Impressas; Leitura e Literatura; Moda; Design; Arquitetura e Urbanismo; Gastronomia Regional e Turismo Cultural.
As inscrições devem ser feitas na plataforma Carlos Chagas, no portal do CNPq.
Fonte:
06/11/2013 16:57
Artigos Relacionados
Edital seleciona projetos de economia criativa
Edital de Apoio à Economia Criativa divulga selecionados
Edital de apoio à Economia Criativa divulga lista de habilitados
Jornalistas ainda podem se inscrever em curso do MJ
Alunas da rede estadual de Recife podem se inscrever no edital Futuras Cientistas até dia 28
Cultura: Artistas e produtores ainda podem se inscrever em cinco editais PAC