Petecão pede ajuda da Defesa Civil para atingidos pela cheia em Rio Branco




O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) pediu a ajuda da Defesa Civil nacionalpara as populações atingidas pelas cheias do Rio Acre que, segundo informou, atingiram os bairros mais pobres da capital do Acre, Rio Branco. Segundo informações recebidas da Defesa Civil, a cada três horas o rio tem subido dez centímetros. Os bairros atingidos pela cheia são o Seis de Agosto, o Taquari, a Baixada da Bitasa, o Ayrton Senna, o Triângulo Novo e outros onde a população está sendo obrigada a sair de suas casas, disse o senador.

Sérgio Petecão informou que a Defesa Civil do estado não está dando conta do atendimento às pessoas atingidas, que estão colocando os seus bens no meio da rua e interditando as ruas.

- Fica aqui o nosso apelo para que a Defesa Civil nacional ajude o governo do estado a amenizar o sofrimentos daquelas pessoas que estão precisando do nosso apoio - disse o senador.

Castenha

Petecão também denunciou que empresários bolivianos estão indo ao Acre e comprando toda a produção de castanha. Segundo ele, há uma concorrência desleal, pois enquanto os empresários brasileiros que beneficiam a castanha são obrigados a arcar com 12% de imposto estadual e 5,93% de imposto federal, além de outros tributos, os empresários bolivianos pagam pouquíssimos impostos em seu país. Ele pediu que a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda criem mecanismo para que a castanha não saia do Acre.

O senador ainda registrou a presença em Plenário de integrantes da Confederação Brasileira das Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), que participaram da solenidade de posse da nova diretoria, da qual participou. Ele disse que sempre fez questão de estar perto e de acompanhar o trabalho realizado pela Liga das Quadrilhas no Acre. Parabenizou Célio Torres, que assumiu a presidência da Confebraq

- O movimento da Liga das Quadrilhas, lá no meu estado, é um dos maiores movimentos culturais que temos e no país também. Só no Nordeste, temos cerca de 600 mil pessoas envolvidas nesse movimento cultural - afirmou.



11/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi pede ajuda federal para atingidos pela seca no Rio Grande do Sul

Sérgio Petecão pede socorro para população atingida por cheia do Rio Acre

Randolfe Rodrigues pede ajuda da Defesa Civil e Ministério da Integração para o Amapá

Defesa Civil gaúcha pede ajuda do Exército para limpar cidade atingida por temporais

Comissão aprova relatório pedindo pressa na liberação de verba para socorrer atingidos pela cheia no Amazonas

Petecão pede rapidez na reforma do aeroporto de Rio Branco