Petrobras assina protocolo para criação de complexo gás-químico no ES
A Petrobras e o governo do Espírito Santo assinaram nesta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções para definir ações que estabelecerão condições para viabilizar um Complexo Gás-Químico no município de Linhares (ES). O estado do Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo e gás do País.
O novo complexo produzirá fertilizantes nitrogenados (uréia e amônia), metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina, aumentando a oferta interna destes produtos gás-químicos e reduzindo a necessidade de importação. Além disso, o complexo atrairá ainda a instalação de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola, e da cadeia de produtos químicos, bem como empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos, locação de máquinas, entre outras.
O documento assinado nesta terça prevê que a Petrobras buscará, na esfera federal, enquadramento do empreendimento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Repenec). O estado e o município se propõem a empenhar-se na disponibilização do terreno já selecionado pela Petrobras para implantação do empreendimento.
Para viabilização do complexo, entre outras ações, o estado propõe empenhar-se na concessão de incentivos fiscais e o município de Linhares, da mesma forma, propõe empenhar-se na concessão de tratamento tributário especial para as fases de implantação, ampliação, modernização e diversificação do Complexo Gás- Químico.
Fonte:
Agência Petrobras
24/02/2011 19:03
Artigos Relacionados
Assembléia assina protocolo para criação de hidrovia
Assembléia assina protocolo para criação de hidrovia
Alckmin assina protocolo para revitalização da Estação da Luz
Alckmin assina protocolo para revitalização da Estação da Luz
Governo assina protocolo com Cummins para fábrica em Itatiba
Alckmin assina protocolo de intenções para revitalização da Estação da Luz