Petrobras descobre petróleo de boa qualidade no sul da Bacia de Santos
A Petrobras divulgou comunicado esta semana, em seu site, comprovando a presença de petróleo de boa qualidade no poço 4-SPS-91 (4-BRSA-1002-SPS), localizado na parte sul da Bacia de Santos, na área conhecida como Tiro e Sídon.
O novo poço, informalmente conhecido como Patola, está localizado em profundidade de água de 299 metros, a cerca de 200 km da costa de São Paulo e a 3,8 km do poço descobridor 1-SPS-57 (1-BRSA-658-SPS), na área do Plano de Avaliação das descobertas dos poços 1-SPS-56 e 1-SPS-57 (1-BRSA-607 / 1-BRSA-658), antigo bloco BM-S-40.
Segundo a Petrobras, análises preliminares indicam que este petróleo possui a mesma qualidade daquele encontrado nos poços pioneiros, com cerca de 36o API. “Esta descoberta confirma o potencial de petróleo de boa qualidade nas porções de águas rasas no sul da Bacia de Santos”, diz a nota.
A descoberta foi comprovada por meio de amostragens de petróleo em rochas do pós-sal. Este reservatório situa-se a cerca de 2.160 metros de profundidade.
A Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação, incluindo a perfuração de outros poços na área e a continuidade do Teste de Longa Duração (TLD) que está em andamento nos poços 1-SPS-56 e 1-SPS-57.
Fonte:
Petrobras
25/11/2011 15:39
Artigos Relacionados
Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos
Petrobras encontra petróleo de boa qualidade no poço Biguá da Bacia de Santos
Petrobras encontra petróleo leve na Bacia de Santos
Petrobras informa que não há mais vestígios de petróleo na Bacia de Santos
Manchas de petróleo se dispersam na Bacia de Santos
Bacia de Santos receberá monitoramento contra vazamentos de petróleo