Petrobras faz nova perfuração na região de Tiro e Sídon



A Petrobras deu início ao Teste de Longa Duração (TLD) das áreas de Tiro e Sídon, na Bacia de Santos, através da instalação da plataforma semi-submersível SS-11 Atlantic Zephyr, com capacidade de produzir 20 mil barris de petróleo por dia (bpd) e para tratamento de 475.720 m3 de gás por dia.

As jazidas de Tiro e Sídon foram descobertas em julho e setembro de 2009, respectivamente, e estão localizadas no bloco exploratório BM-S-40 (100% Petrobras), na região Sul da Bacia de Santos, a cerca de 210 quilômetros da costa. As jazidas estão em área de águas rasas, no pós-sal, a uma profundidade de 2.100m e profundidade de aproximadamente 250 metros.

O volume recuperável estimado das acumulações é de aproximadamente 150 milhões de barris de óleo equivalente. Os primeiros resultados indicam a presença de óleo de boa qualidade (34º API). A produção do TLD, estimada em 10 mil bpd, será estocada inicialmente no FSO Avaré e transferida em seguida para o continente por navios aliviadores.

O TLD de Tiro e Sídon será feito em duas etapas:  produção no poço 1-SPS-56, na acumulação de Tiro, por um período de 12 meses; teste do poço 1-SPS-57, na área de Sídon, por igual período.

As atividades exploratórias na região contemplam ainda a perfuração do poço SCS-13, localizado a leste de Tiro e Sídon, no Bloco BM-S-12, ao longo do segundo trimestre de 2010.  A atividade de perfuração já realizada neste poço indicou presença de hidrocarbonetos e potencial na região pré-sal, que será o objetivo desta nova perfuração.  Os resultados são esperados para o segundo semestre.

Já os resultados a serem obtidos com o TLD de Tiro e Sídon, somados à avaliação dos volumes recuperáveis de outros campos próximos, como Cavalo Marinho, Caravela e Estrela do Mar, serão importantes para definir o desenvolvimento futuro das descobertas do Pólo Sul da Bacia de Santos e a viabilidade de instalação de um sistema integrado de produção na região.

Fonte:
Agência Petrobras de Notícias





11/08/2010 21:28


Artigos Relacionados


Petrobras aumenta produção nos campos de Tiro e Sídon (SC)

Petrobras aprova contratação de sete sondas de perfuração para pré-sal

Petrobras aprova licitação para a construção de 21 sondas de perfuração no Brasil

Petrobras participa da formalização de empresa construtora de sondas de perfuração marinha

Secretaria dos Transportes vai apurar responsabilidade pela perfuração do gasoduto da Petrobrás

Petrobras finaliza perfuração de poço na área de Guará e confirma boas condições do reservatório