Petrobras inicia no fim do mês exploração comercial do petróleo do pré-sal
A Petrobras irá iniciar, no final deste mês, a exploração comercial do petróleo da camada pré-sal. A informação foi dada nesta segunda-feira (18), pelo presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, após a inauguração de novas unidades da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).
Segundo ele, as operações comerciais no Campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28. A exploração experimental de Tupi começou em maio. Atualmente, são extraídos do campo cerca de 14 mil barris de petróleo por dia. Com o início da exploração comercial, a extração pode chegar a 100 mil barris por dia.
Em operação desde 24 de março de 1980, a Revap processa 14% dos derivados de petróleo do Brasil, o que representa 252 mil barris/dia. A refinaria é responsável pelo abastecimento integral de querosene de aviação no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e atende a demanda dos demais derivados de petróleo no Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais, Litoral Norte de São Paulo, Sul Fluminense, Grande São Paulo e o Centro-Oeste do País.
A modernização da Revap vai proporcionar a produção de combustíveis mais limpos, a redução das importações de derivados e o aumento das exportações de gasolina e maior arrecadação de impostos. Entre 2000 e 2009, foram investidos US$ 3,5 bilhões e, para o período de 2010 a 2014, será de US$ 1,97 bilhão.
Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil
18/10/2010 20:13
Artigos Relacionados
Petrobras inicia exploração do pré-sal
Licitação para exploração comercial em aeroportos é questionada em audiência pública
CCT debaterá exploração de jazidas de petróleo do pré-sal
Aprovadas novas regras para exploração comercial de animais domésticos clonados
Seminário vai discutir exploração de petróleo de superfície
Conferência debate segurança na exploração e produção de petróleo