Petrobras negocia construção da fábrica de fertilizantes em Três Lagoas



A Petrobras e autoridades do setor de energia do Mato Grosso do Sul negociaram o cronograma de instalação da fábrica de fertilizantes em Três Lagoas (MS). A unidade produzirá amônia e uréia a partir de setembro de 2014, tendo como objetivo reduzir a importação desses produtos pela estatal. Serão construídas fábricas também em Uberaba (MG), Linhares (ES) e Laranjeiras (SE).

No encontro, realizado nesta terça-feira (27), ficou acertado que a prefeitura de Três Lagoas providenciará o terreno onde a fábrica será construída e o governo do Mato Grosso do Sul trabalhará para que a licença prévia e a licença de instalação sejam concedidas no prazo permitindo o início das obras em 2011.

O gás natural é insumo básico para produção de fertilizantes. A fábrica de Três Lagoas será abastecida pelo Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) e terá capacidade para produzir 1,21 milhão de toneladas/ano de uréia e 81 mil toneladas/ano de amônia. Em 2009, o Brasil produziu 1,118 milhão de toneladas de uréia e importou 2,21 milhões de toneladas para atender à demanda.  Já a oferta de amônia, em 2009, foi de 185 mil toneladas para uma demanda de 505 mil toneladas.

As projeções para 2015, quando as quatro novas unidades de fertilizantes estarão em funcionamento, apontam a produção de 3,659 milhões de toneladas de uréia diante de uma demanda de 4,076 milhões de toneladas. A oferta de amônia chegará a 782 mil toneladas/ano, atingindo a autossuficiência desse produto no País.

Fonte:
Agência Petrobras

 



11/08/2010 04:54


Artigos Relacionados


Delcídio diz que vai se empenhar pela instalação de fábrica de fertilizantes da Petrobras no MS

Tebet já está com licença para construção de termelétrica em Três Lagoas

Petrobras lidera estudo para terminal de regaseificação e fábrica de fertilizantes no RS

Valter Pereira destaca 93 anos de Três Lagoas

Ramez Tebet registra visita presidencial a Três Lagoas

Valter Pereira diz que método inovador está derrotando a dengue em Três Lagoas (MS)