Petrobras quer abrir poço de exploração de gás natural em Minas, diz Azeredo



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) citou, nesta terça-feira (14), reportagem do jornal Hoje em Dia que informa que a Petrobras estuda abrir um poço de exploração de gás natural no norte de Minas até 2008. Segundo Azeredo, a região teria grande potencial geológico para a existência do combustível e até mesmo de petróleo.

A partir de bases em Montes Claros, Araxá, e Belo Horizonte, especialistas estimaram o potencial da área, preliminarmente, em 3 trilhões de metros cúbicos de gás natural. Segundo leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras detém os direitos sobre a exploração de uma parte desse território.

- Confirmadas as previsões, as reservas brasileiras de gás aumentariam cerca de dez vezes, o que colocaria o país entre os principais produtores do combustível do mundo - destacou Azeredo, salientando a relevância desse dado no contexto da atual crise Brasil/Bolívia.

O parlamentar apontou a importância da possível exploração para o norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Bacia do São Francisco.

- A região seria extremamente beneficiada com o recebimento dos royalties, cujo cálculo é feito com base na produção mensal dos campos de petróleo e gás com preços internacionais, sempre cotados em dólares - disse, acrescentando que grande parte desses royalties ficam com os estados e municípios produtores.



14/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Poço de Franco é o favorito para capitalização da Petrobras

Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras encontra petróleo de boa qualidade no poço Biguá da Bacia de Santos

Petrobras divulga nota sobre fechamento de poço após acidente na Bacia de Santos

Petrobras finaliza perfuração de poço na área de Guará e confirma boas condições do reservatório

Heráclito defende investimento em exploração de gás natural no Brasil