Petrobras recebe prêmio por capitalização recorde em 2010



O Jurídico da Petrobras recebeu nesta quinta-feira (31) o prêmio Latin Lawyer Deal of the Year Awards, na categoria Corporate Finance, por sua atuação no processo de capitalização da empresa no ano passado. De acordo com a revista Latin Lawyer, a oferta foi organizada e executada de forma inédita e gerida com excelência. A capitalização - maior oferta pública de ações em escala mundial - resultou em um aumento de capital de R$ 120,2 bilhões para R$ 373,7 bilhões.

A Latin Lawyer é uma revista jurídica com foco em negócios e direito empresarial na América Latina. A publicação cobre 18 países como o Brasil, Argentina e México. Editada pela Law Business Research, empresa sediada em Londres, é uma das publicações mais reconhecidas da área jurídica na América Latina.

De acordo com a publicação, foram avaliadas 200 operações, todas de elevada importância, o que tornou ainda mais difícil a seleção dos vencedores nas seis categorias da premiação. A oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa Pesquera Exalmar na bolsa de Lima (Peru) e o financiamento da Casa Saba para aquisição da rede de drogarias chilena Farmacias Ahumada ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Corporate Finance, vencida pela Petrobras.

Esta é a quinta edição do prêmio. A revista recebeu indicações de escritórios de advocacia ou empresas que finalizaram operações entre dezembro de 2009 e novembro de 2010. A equipe editorial seleciona os vencedores com base nas informações e reportagens realizadas ao longo do ano, consultando especialistas quando necessário. São avaliadas a ousadia dos negócios e a criatividade demonstrada pelos advogados para a realização destas operações.

Do ponto de vista jurídico, a operação envolveu diversas questões societárias em ambientes legais distintos, uma vez que era preciso atender tanto a legislação brasileira quanto a norte-americana. A oferta de ações envolveu as bolsas de São Paulo e Nova Iorque.

A companhia foi representada pelos advogados Ana Meirelles de Miranda e Igor Muniz e João Gonçalves Gabriel. O prêmio foi entregue no Hotel Unique, em São Paulo.

Esta é a segunda vez que a companhia é premiada. Em 2008, venceu na categoria Fusões e Aquisições pela compra de ativos da Ipiranga.

 

Fonte:
Petrobras

 

31/03/2011 19:15


Artigos Relacionados


Petrobras registra novo recorde de produção e venda de asfalto em 2010

Inpi recebe número recorde de pedidos para registrar novas marcas em 2010

Bolsa Família recebe prêmio Top of Mind 2010 em Salvador

BB recebe prêmio TOP RH de 2010 pela incorporação da Nossa Caixa

Cristovam recebe Prêmio Congresso em Foco de melhor senador em 2010

Aprovado projeto de capitalização da Petrobras