Petrônio Portella foi essencial na democratização do Brasil, diz Lobão



Petrônio Portella foi um dos políticos mais brilhantes do Brasil e teve importante papel na democratização do país. Assim o senador Edison Lobão (PMDB-MA) se referiu ao homenageado, em discurso proferido na sessão que lembrou os 30 anos de sua morte.

Lobão contou que conheceu Petrônio Portella quando este era prefeito de Teresinha e que se tornaram grandes amigos. O valor do homenageado, disse Lobão, foi reconhecido quando atuava na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Em consequência, Petrônio Portella foi nomeado vice-líder da Arena e vice-líder do governo.

- Daí por diante, o crescimento político de Petrônio Portella foi impressionante - ressaltou Edison Lobão.

O senador contou ainda que o homenageado foi o político mais consultado pelo presidente Ernesto Geisel. Na avaliação de Lobão, Portella era uma "fonte inesgotável de informações, de inteligência e de bom senso". Outra característica que chamou a atenção de Lobão ao conviver com Petrônio Portella foi a disposição do político, que, segundo o senador, era "incansável".

- Ele honrou e dignificou a vida pública do país. Foi um dos políticos mais talentosos do século passado, que merece muito mais homenagens do que tem recebido. O país não tem sido justo com ele - disse Lobão.

29/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão destaca ação de Petrônio Portella na redemocratização

Senado faz homenagem a Petrônio Portella

ALCÂNTARA HOMENAGEIA PETRÔNIO PORTELLA

FRANCELINO REALÇA A "MINEIRICE" DE PETRONIO PORTELLA

SENADO HOMENAGEIA MEMÓRIA DE PETRÔNIO PORTELLA

Filha de Petrônio Portella lembra atuação do pai