Lobão destaca ação de Petrônio Portella na redemocratização



O senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a atuação de Petrônio Portella entre os momentos especiais em que o Senado lutou, de maneira ímpar, na defesa da democracia brasileira, nestes 111 anos de existência.

- Foi o senador Petrônio Portela que, em sintonia com o presidente Ernesto Geisel, deu início aos entendimentos com a oposição e com segmentos representativos da sociedade brasileira para preparar as reformas políticas que culminariam, em 1985, com a conclusão do ciclo militar e a passagem do poder aos civis - disse.

Segundo Lobão, o Senado sempre esteve atento às necessidades e aos reclamos dos brasileiros, procurando aprimorar a sua ação legislativa e institucional.

- Aqui discutimos o passado e o presente, preparando o futuro de nosso país. E o fazemos sem preconceito, a partir dos mais variados pontos de vista, abrindo perspectivas de abordagem, introduzindo outros enfoques capazes de permitir nova compreensão da realidade brasileira - afirmou.

O senador pelo Maranhão destacou que, quando todos os caminhos parecem inviáveis, quando as soluções técnicas e burocráticas se esgotam, resta sempre a ação política. Ressaltou que esta via, construída na liberdade, na pluralidade e no respeito ao outro, é o modo universal de os homens e as mulheres que atuam na cena pública resolverem conflitos e regular a vida social.

Segundo ele, os dias de hoje encontram um Senado que se moderniza, atento às transformações de cunho estrutural, porque passam o Brasil e o mundo. Para Lobão, o Senado é uma Casa que se tornou paradigma para outros parlamentos e continua buscando maior aproximação com a sociedade.

No Senado, acrescentou Lobão, todos os Estados são igualados pela representação simétrica, equilibrada, harmônica dos senadores.

- Somos os intérpretes e os operadores das mais legítimas aspirações do conjunto dos brasileiros. Artífices dos sonhos dos milhões de cidadãos que nos delegam, pelo renovado exercício do voto, a sua representação - afirmou.



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petrônio Portella foi essencial na democratização do Brasil, diz Lobão

HOMENAGEM A PETRÔNIO PORTELLA DESTACA LUTA PELA DEMOCRACIA

Sarney destaca perfil de articulador e capacidade de diálogo de Petrônio Portella

Senado faz homenagem a Petrônio Portella

ALCÂNTARA HOMENAGEIA PETRÔNIO PORTELLA

FRANCELINO REALÇA A "MINEIRICE" DE PETRONIO PORTELLA