PF apreende 30 toneladas de lixo tóxico no Rio Grande do Sul
A Polícia Federal (PF) apreendeu, no final da tarde da última sexta-feira (27), mais de 30 toneladas de resíduos sólidos (baterias), que entraram no território nacional de forma irregular. Dessa carga, 18 toneladas já estava estavam carregadas no caminhão e estima-se que outras 20 permaneceram depositadas no local.
Após o recebimento de denúncia anônima, uma equipe de policiais federais dirigiu-se ao depósito indicado pelo denunciante e se deparou com um caminhão sendo carregado com baterias usadas, supostamente estrangeiras, de acordo com as inscrições dos rótulos. Foram presas cinco pessoas e apreendidos um caminhão e uma empilhadeira, além das baterias.
A importação de baterias usadas é proibida, em razão da toxidade de seus resíduos. De acordo com as informações obtidas, as baterias seriam revendidas a indústrias nacionais, para reciclagem.
Essa ação faz parte da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.
Fonte:
Polícia Federal
30/09/2013 17:29
Artigos Relacionados
Agricultura apreende 606 toneladas de agrotóxico irregular
PF apreende quase 3 toneladas de maconha no Mato Grosso do Sul
PF apreende duas toneladas de drogas, armas e munição
Ipem-SP apreende três toneladas de brinquedos irregulares
Brasil produz 61 milhões de toneladas de lixo por ano
Operação apreende mais de 46 toneladas de drogas nas fronteiras brasileiras