PF deflagra operação no combate à clonagem de cartões
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (5) operação de combate ao furto de contas bancárias mediante clonagem de cartões, em especial do banco Caixa Econômica Federal. Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, visando desarticular quadrilha de clonadores sediada em São Paulo (SP), mas com atuação em pelo menos cinco estados da Federação, inclusive, na Bahia.
A maioria dos integrantes da quadrilha tem entre 25 e 35 anos de idade e já tinham sido presos em outras situações, porém continuava em franca atividade, inclusive com indícios de participação em outras modalidades criminosas, tais como a explosão de caixas eletrônicos.
A investigação teve início a partir da identificação de impressões digitais de dois criminosos encontrados em artefatos chupa-cabras localizados em terminais da Caixa Econômica Federal, em Salvador. O mapeamento da ação do grupo foi possível graças ao Banco de Dados de Fraudes Bancárias do Projeto Tentáculos, o qual foi instituído em uma parceria da PF com a Caixa Econômica Federal.
Segundo relatório do Projeto Tentáculos é possível que o prejuízo causado pelo grupo criminoso alcance cifras superiores a R$ 500 mil.
Todos os sete mandados de prisão foram cumpridos e durante as buscas foram apreendidos cartões clonados, equipamentos utilizados para a perpetração das fraudes, bem como, carros, bens e artigos de luxo obtidos com o dinheiro do ilícito.
Os presos e os bens apreendidos estão sendo encaminhados à Superintendência Regional da PF em São Paulo para adoção dos procedimentos legais cabíveis.
Fonte:
Polícia Federal
05/09/2011 12:40
Artigos Relacionados
Operação combate clonagem de cartões no DF e em Goiás
Operação da PF combate quadrilha de clonagem de cartões de crédito em SP
PF deflagra operação de combate a crimes ambientais no Pará
Ibama deflagra operação de combate à pesca ilegal de camarão em Santa Catarina
PF deflagra operação Precatório S.A. em Niterói
Governo de SP deflagra a Operação Parasitas