Pilotos do Legacy acusados de queda de avião serão julgados no Rio



Os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, do jato Legacy, acusados de terem causado o acidente com o avião da Gol em 2009, serão julgados nesta quinta-feira (25), na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Rio de Janeiro. O processo administrativo movido pela agência será julgado em segunda instância.

Na primeira fase do processo, a Anac manteve os três autos de infração emitidos contra os pilotos. Em abril, as autuações foram emitidas pela agência, sendo que duas delas eram destinadas a Joseph Leopore e tripulação (incluindo o copiloto) e a outra à ExcelAire.

A punição aplicada aos pilotos foi uma multa no valor de R$ 3,5 mil e à empresa norte-americana, de R$ 7 mil. A decisão frustrou os parentes das vítimas, que esperam, no julgamento desta quinta-feira, que o resultado seja revertido para uma sentença mais rigorosa.

Os parentes das vítimas esperam que os pilotos sejam proibidos de voar em espaço brasileiro e que a Anac sugira a cassação do brevê à FAA (órgão que regulamenta a aviação nos Estados Unidos).

O acidente ocorreu a 200 quilômetros ao norte de Mato Grosso. O jato Legacy colidiu com o avião da Gol que fazia o trajeto Manaus-Brasília,  deixando 154 mortos – todos que estavam a bordo. Os pilotos do jato conseguiram pousar com segurança em uma base aérea no Pará.


Fonte:
Agência Brasil



25/08/2011 10:11


Artigos Relacionados


Demóstenes considera controlador e pilotos do Legacy principais responsáveis por acidente da Gol

Anac mantém multa para piloto de jato Legacy que colidiu com avião da Gol

Wellington Salgado quer reconstituição de acidente envolvendo avião da Gol e jato Legacy

Anac oferece bolsas de estudos para jovens pilotos de avião

Serviços online aceleram habilitação e licença para pilotos de avião

Casildo elogia cursos para formação de pilotos de avião em Santa Catarina