Plenário comemora Dia da Consciência Negra
Os senadores realizam neste momento sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro. A cerimônia foi iniciada ao som do Hino Nacional, e, em seguida, houve a apresentação de versões das canções Sorriso Negro, de Décio de Carvalho, Dona Ivone Lara, Hermínio Bello de Carvalho e Silas de Oliveira; e Zé do Caroço, de Leci Brandão, executadas pela Orquestra Batucadas de Zumbi.
Além dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Lídice da Mata (PSB-BA), compõe a mesa o presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira; o almirante de esquadra da Marinha Júlio Soares de Moura Neto; o Secretário Geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Moacir Roberto Tesch; e o Brigadeiro-do-Ar Luis Roberto Lourenço, representando a Aeronáutica; além do embaixador do Zimbábue no Brasil, Thomas Bvuma.
Durante a solenidade, também serão festejados o Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU); os 23 anos de criação da Fundação Cultural Palmares; e o primeiro ano de vigência do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), aprovado pelo Senado em 16 de junho de 2010 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de julho do mesmo ano.
O Senado também homenageia o ex-senador e ex-deputado federal Abdias do Nascimento, que nas décadas de 1980 e 1990 dedicou seus mandatos parlamentares à luta contra o racismo.
O conjunto de homenagens foi requerido pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Aníbal Diniz (PT-AC), entre outros.
Mais informações a seguir
21/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pinacoteca comemora Mês da Consciência Negra
Campanha comemora Mês da Consciência Negra
Senado comemora Dia da Consciência Negra
Multidão comemora Dia da Consciência Negra com festa na Sé
Brasil comemora hoje o Dia Nacional da Consciência Negra
Primeira comunidade quilombola de SC comemora Dia da Consciência Negra