Pinturas sobre ditos populares em exposição no Senado
"O amor é cego", "Não é assim que a banda toca", "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Esses e outros ditos populares inspiraram o artista plástico Carlos Palla a criar telas em acrílico que compõem a maior coleção de arte naïf sobre o tema no mundo. Dezesseis dessas obras podem ser vistas na exposição Falando do Passado no Presente, até 24 de setembro, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal.
Mineiro de Ubá, militar reformado, pintor e artesão, Carlos Palla começou a pintar em 2004 de forma despretensiosa.
- Comecei a pintar como hobby. Comprei as telas e tintas, mas lembrei que nunca havia desenhado na vida. Ao ler um livro sobre ditos populares decidi pintar sobre o assunto. Era apenas uma brincadeira, mas um amigo artista plástico viu meus quadros e me explicou que era coisa séria: arte naïf.
Caracterizada pela visão ingênua do mundo e pela ausência de formas convencionais de composição, a arte naïf foi o caminho encontrado por Palla para se expressar
- Passei a pesquisar. Visitei o Museu de Arte Naïf, que fica no Rio de Janeiro, li bastante material na internet e adotei o estilo.
A motivação de pintar sobre ditos populares levou Palla a estudar o assunto, o que deu origem ao livro Falando do Passado no Presente, lançado em 2009. A publicação, que explica os significados de 2.636 ditados populares, inclui 88 ilustrações do artista.
- Acredito que o livro possa ser usado como fonte de pesquisa. Minha ideia é distribuir para escolas públicas e privadas do país e divulgar a cultura popular.
Organizada pela Comissão Especial Curadora de Artes plásticas do Senado Federal, a mostra foi selecionada por meio de inscrição no site. O próximo artista a mostrar suas obras no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, de 27 de setembro a 8 de outubro, será o escultor Paulo Virgilio.17/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
PINTURAS DE ABDIAS EM EXPOSIÇÃO NO SENADO
ABDIAS NASCIMENTO ABRE EXPOSIÇÃO DE PINTURAS NO SENADO
Taim é tema de exposição de pinturas na Assembléia
Meio Ambiente: Aberta exposição de pinturas no Museu Florestal
Meio Ambiente: Aberta exposição de pinturas no Museu Florestal
SENADO EXPÕE PINTURAS DE DORA BARBOSA