ABDIAS NASCIMENTO ABRE EXPOSIÇÃO DE PINTURAS NO SENADO
Ao prestigiar o vernissage de 53 pinturas do senador Abdias Nascimento (PDT-RJ), o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, afirmou que os brasileiros, a cada dia mais, reconhecem a importância da presença dos africanos no país. "Expor essas obras, no Salão Negro do Congresso Nacional, representa um ato político de relevância, não somente para as Casas, mas também para todo o povo brasileiro", destacou.
Para Abdias, trata-se de uma mostra de pintor afro-brasileiro que não se curva aos ditames da arte convencional - a qual teima em rotular de "folclore", e, portanto sem a verdadeira dimensão artística, todas as manifestações que têm ligação com a África. "Essa exposição representa um outro instrumento para que nós, os negros conscientes, lutemos contra o racismo", ressaltou.
Abdias Nascimento disse que suas pinturas representam a verdadeira arte afro-brasileira. "Recebi, com muita alegria, o convite do presidente Antonio Carlos Magalhães para expor no Congresso Nacional e considero uma mostra dessa natureza como um testemunho de democracia consolidada no Brasil. Somos maioria no país, somente ficamos minorizados em nível de poder", observou.
03/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
PINTURAS DE ABDIAS EM EXPOSIÇÃO NO SENADO
Senado homenageará centenário de Abdias Nascimento
Senado aprova criação da Comenda Abdias Nascimento
Senado poderá instituir Comenda Abdias Nascimento
Pinturas sobre ditos populares em exposição no Senado
Corpo do ex-senador Abdias Nascimento é cremado