Pista descendente da Rodovia dos Imigrantes será concluída no segundo semestre de 2002



Obras foram vistoriadas pelo secretário dos Transportes, Michael Zeitlin

No segundo semestre de 2002 os motoristas que se dirigem à Baixada Santista poderão utilizar a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes para descer a Serra do Mar. A afirmação foi feita nesta terça-feira, dia 4, pelo secretário de Estado dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, após vistoriar as obras de construção que estão sendo executadas pela concessionária Ecovias dos Imigrantes. 'A pista descendente é de suma importância, pois facilita o acesso ao Porto de Santos, aumenta o fluxo de cargas e favorece a logística de transportes dos exportadores. Também melhora a qualidade de vida dos paulistanos, pois acaba com os históricos congestionamentos dos feriados prolongados e férias de verão', afirmou Zeitlin. A Ecovias vêm realizando as obras em ritmo acelerado para antecipar a data de entrega da obra - cujo prazo em contrato era é maio de 2003. A pista descendente da Imigrantes tem 18 quilômetros de extensão, três túneis (num total de 7,5 km) e dez viadutos. A obra está orçada em R$ 600 milhões, investimento todo custeado pela iniciativa privada. O Governo do Estado se responsabilizará pelas obras complementares, que adequarão o sistema viário da Baixada Santista a receber o fluxo maior de veículos na ligação do Planalto com o Litoral. De um total de nove obras a serem executadas pelo poder concedente, o secretário destacou o prolongamento da pista descendente em seis quilômetros (do km 59 ao 65), até o município de Santos, e a construção de um viaduto sobre a linha ferroviária no km 62 da rodovia Piaçaguera-Guarujá (SP-55), que deverá ser licitada em 15 dias. 'Um dos objetivos da visita de hoje foi o de afinar com a Ecovias os prazos de conclusão para que todas as obras de responsabilidade do Governo estejam prontas antes de a pista descendente ser entregue ao tráfego', destacou Zeitlin. A Secretaria de Transportes Metropolitanos e as prefeituras da Baixada também estão estudando uma série de obras que devem ser desenvolvidas para receber o aumento do tráfego urbano na Baixada Santista. Durante a visita, o secretário também vistoriou a primeira etapa de obras do pátio de caminhões que foi construído no km 40 da Via Anchieta, com estacionamento para 30 veículos de carga, área de descanso e lazer para caminhoneiros. No km 42, onde um deslizamento interditou a rodovia durante o período de verão, Zeitlin pode inspecionar as obras de contenção que estão sendo executadas pela concessionária. O presidente da Ecovias, Irineu Meirelles, informou que em 4 de setembro o trecho já estará liberado para o tráfego de veículos pesados e que, até o final do ano, uma solução final será dada ao problema no local, garantindo a segurança dos usuários. Zeitlin finalizou a visita fazendo um balanço do Programa de Concessões Rodoviárias. Para ele, o trabalho das 12 concessionárias de rodovias é bom e o Programa se mostra vencedor, apesar de sofrer alguns problemas com o atraso de dois meses nos cronogramas originais de obras. 'Mas os cronogramas finais serão mantidos. Um exemplo é a própria pista descendente da Imigrantes, que estará concluída seis meses antes do prazo contratual. O prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes também se encontra em ritmo acelerado de obras, assim como as vias expressas da Castello Branco. Ao final do Governo Covas teremos entregue à população paulista e às indústrias do Estado um sistema logístico de transporte

07/05/2000


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