Pista descendente da Rodovia dos Imigrantes será concluída no segundo semestre de 2002



Afirmação é do secretário dos Transportes, Michael Zeitlin, que vistoriou nesta terça-feira as obras que estão sendo executadas pela concessionária Ec

No segundo semestre de 2002 os motoristas que se dirigem à Baixada Santista poderão utilizar a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes para descer a Serra do Mar. A afirmação foi feita nesta terça-feira, dia 4, pelo secretário de Estado dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, após vistoriar as obras de construção que estão sendo executadas pela concessionária Ecovias dos Imigrantes. “A pista descendente é de suma importância, pois facilita o acesso ao Porto de Santos, aumenta o fluxo de cargas e favorece a logística de transportes dos exportadores. Também melhora a qualidade de vida dos paulistanos, pois acaba com os históricos congestionamentos dos feriados prolongados e férias de verão”, afirmou Zeitlin. A Ecovias vêm realizando as obras em ritmo acelerado para antecipar a data de entrega da obra - cujo prazo em contrato é maio de 2003. A pista descendente da Imigrantes tem 18 quilômetros de extensão, três túneis (num total de 7,5 quilômetros) e dez viadutos. A obra está orçada em R$ 600 milhões, investimento todo custeado pela iniciativa privada. O Governo do Estado se responsabilizará pelas obras complementares, que adequarão o sistema viário da Baixada Santista a receber o fluxo maior de veículos na ligação do planalto com o litoral. De um total de nove obras a serem executadas pelo poder concedente, o secretário destacou o prolongamento da pista descendente em seis quilômetros (do quilômetro 59 ao 65), até o município de Santos, e a construção de um viaduto sobre a linha ferroviária no quilômetro 62 da rodovia Piaçagüera-Guarujá (SP-55), que deverá ser licitada em 15 dias. “Um dos objetivos da visita de hoje foi o de afinar com a Ecovias os prazos de conclusão para que todas as obras de responsabilidade do Governo estejam prontas antes de a pista descendente ser entregue ao tráfego”, destacou Zeitlin. A Secretaria de Transportes Metropolitanos e as prefeituras da Baixada também estão estudando uma série de obras que devem ser desenvolvidas para receber o aumento do tráfego urbano na Baixada Santista. Durante a visita, o secretário Zeitlin também vistoriou a primeira etapa de obras do pátio de caminhões que foi construído no quilômetro 40 da Via Anchieta, com estacionamento para 30 veículos de carga, área de descanso e lazer para caminhoneiros. No quilômetro 42, onde um deslizamento interditou a rodovia durante o período de verão, Zeitlin inspecionou as obras de contenção que estão sendo executadas pela concessionária. O presidente da Ecovias, Irineu Meirelles, informou que em 4 de setembro o trecho já estará liberado para o tráfego de veículos pesados e que, até o fim do ano, uma solução final será dada ao problema no local, garantindo a segurança dos usuários. Zeitlin finalizou a visita fazendo um balanço do Programa de Concessões Rodoviárias. Para ele, o trabalho das 12 concessionárias de rodovias é bom e o programa se mostra vencedor, apesar de sofrer alguns problemas com o atraso de dois meses nos cronogramas originais de obras. “Mas os cronogramas finais serão mantidos. Um exemplo é a própria pista descendente da Imigrantes, que estará concluída seis meses antes do prazo contratual. O prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes também se encontra em ritmo acelerado de obras, assim como as vias expressas da Castello Branco. Ao final do Governo Covas teremos entregue à população paulista e às indústrias do Estado um sistema logístico de transportes muito

07/05/2000


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