Planejamento apresenta modelo de acessibilidade digital



Para divulgar o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), apresenta, no domingo (15), palestra na XI Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). A feira é realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O e-MAG é um conjunto de recomendações para tornar acessível a pessoas com deficiência os conteúdos e serviços eletrônicos do governo federal, de forma padronizada e de fácil implementação. Durante o evento, o ministério fará ainda a distribuição das cartilhas do modelo e do material de campanha de acessibilidade.

Além do público com deficiência, pessoas idosas e de baixa escolaridade também são beneficiadas com iniciativas de acessibilidade digital. De acordo com o representante do ministério no evento, Thiago dos Santos Silva, o modelo atende à política do governo federal de atendimento irrestrito ao cidadão. “A implementação do modelo tem foco estritamente no cidadão, com deficiência ou não. O objetivo é fazer com que o conteúdo web do governo seja disponível de uma forma acessível a todos”, explica.

A acessibilidade é obrigatória para os sítios governamentais através do Decreto nº 5.296, de 2 dezembro de 2004.  E para viabilizar a adoção do sistema, o Programa do Governo Eletrônico Brasileiro mantém em seu portal cursos à distância, que podem ser baixados por qualquer pessoa, ou interessados em treinamento de funcionários que lidam com acessibilidade.

 

Fonte:
Ministério do Planejamento



13/04/2012 17:28


Artigos Relacionados


Renan pretende tornar Senado modelo de acessibilidade

Planejamento abre inscrições para o prêmio de acessibilidade na internet

Acessa SP é modelo de inclusão digital

CCT vai debater modelo digital para rádios

Brasil divulga na África o modelo nipo-brasileiro de TV Digital

Especialistas debatem modelo para implantação da TV Digital no Brasil