Plano Brasil Maior é insuficiente, afirma Cristovam Buarque




O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta sexta-feira (5) considerar "insuficiente" o Plano Brasil Maior, lançado nesta terça-feira (2) pelo governo federal. Para o parlamentar,falta ambição e profundidade ao conjunto de medidas anunciadas para estimular a indústria nacional.

Ao comparar o plano com um automóvel, Cristovam salientou a necessidade de promover uma mudança estrutural e não realizar apenas "pequenos ajustes" na economia brasileira.

- Na verdade, tanto o Brasil como a Europa, como o mundo, nós estamos querendo colocar gasolina em um carro sem gasolina, mas querendo continuar no mesmo caminho. E o nosso problema não está apenas no carro. Está no caminho que a gente segue. Podemos encher o tanque de gasolina com tanta gasolina, que ele ande. Mas, mais adiante, ele para de novo, porque há uma crise muito mais profunda, estrutural, a enfrentar - comparou.

Da tribuna, o senador também fez críticas ao Programa Ciência sem Fronteiras lançado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Para Cristovam Buarque, a concessão de 75 mil bolsas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores até 2014 não resolverá o problema da educação no país.

- Nossos jovens que vão receber essas bolsas não estão suficientemente preparados para aprender tudo aquilo que é preciso no exterior, porque nossa educação de base é ruim e a gente não vê ninguém falando na educação de base nem quando faz um programa de mais bolsas para graduação e pós-graduação e nem quando faz um programa de uma nova política industrial - disse o senador.



05/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque diz que Plano Brasil Maior é insuficiente

Poder Executivo ignora o Congresso Nacional, afirma Cristovam Buarque

'O futuro é o melhor presente que se pode dar para as crianças', afirma Cristovam Buarque

Cristovam Buarque defende alterações em projeto sobre Plano Nacional de Educação

Cristovam Buarque : "Leonel Brizola faz falta ao Brasil"

Brasil desperdiça cérebros, alerta Cristovam Buarque