Plano de Segurança Alimentar deve alcançar todos os estados e 60% dos municípios
A universalização do acesso às politicas de alimentação é uma dos principais objetivos do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Institucional, que está sendo discutido nesta semana na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Salvador (BA). Com a proposta de institucionalizar o sistema nacional da área, o plano já tem uma meta pré-definida, que é de " atingir 100% de adesão dos estados e 60% dos municípios em quatro anos”, explicou nessa terça-feira (8), a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi.
Marília Leão, delegada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), fez um histórico das conferências nacionais desde 1986 e os avanços na área, como a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) e os lançamentos do sistema, da política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. “O Sisan é uma estrutura que abriga e articula as políticas públicas em todas as esferas de governo. A gestão do Sisan é compartilhada através do diálogo social do Consea, das conferências e das câmaras do setor, as Caisans”, explicou.
Ela ressaltou que a parceria entre os órgãos governamentais é ainda um desafio e apontou a agroecologia como modelo de excelência para a produção de alimentos saudáveis. Marília Leão afirma que o plano é o principal instrumento de planejamento e gestão da política nacional, pois foi organizado de maneira participativa. Ela apontou, ainda, a descentralização como principal desafio do Sisan. “Precisamos chegar em todos os cantos e territórios do Brasil. O sistema só será uma realidade quando se integrar às políticas públicas e aos territórios. Outro desafio é o fortalecimento do Consea”, concluiu.
O encontro continua até esta quinta-feira (10).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
09/11/2011 17:40
Artigos Relacionados
Investimentos em ações de segurança alimentar envolvem estados e municípios
Articulação entre União, estados e municípios deve nortear novo Plano Nacional da Educação
DF lança plano com diretrizes de segurança alimentar
Plano Nacional de Segurança Alimentar começa em agosto
Estados receberão R$ 8 milhões para investimento em segurança alimentar
Sociedade discute plano nacional de segurança alimentar e Brasil Sem Miséria