Plano Nacional de Turismo terá seis objetivos para desenvolver o setor



O Plano Nacional de Turismo está em fase final de elaboração e será apresentado ao governo no próximo dia 25, para ser submetido à presidenta Dilma Rousseff. Ele contém seis objetivos para o desenvolvimento do turismo brasileiro.

A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao participar da reunião do Grupo Interministerial de Turismo Náutico com representantes dos ministérios da Marinha, do Meio Ambiente, da Justiça e do Trabalho, além de agências reguladoras a eles vinculados.

Segundo o ministro, os últimos ajustes estão sendo feitos pelos técnicos do ministério para que seja adaptado ao próprio plano de governo, a fim de ser submetido à análise final dos demais setores que devem opinar sobre o assunto na reunião do próximo dia 25.

“Estamos ajustando o Plano Nacional de Turismo à política do governo federal”, disse o ministro. Segundo ele, existe por parte do governo da presidenta Dilma Rousseff o reconhecimento da importância do turismo como um poderoso instrumento para o enfrentamento da crise econômica mundial.

“Este é um gesto extremamente importante do governo para o setor. É uma manifestação pública de que o turismo ocupa, efetivamente, uma posição de destaque dentro do cenário econômico, e entra na pauta da economia brasileira. É um instrumento muito poderoso para que o País enfrente a crise econômica internacional, gerando empregos e conquistando divisas”, disse.

A ideia que norteia a elaboração do plano é envolver os diversos níveis de governo, federal, estadual e municipal, bem como outros setores da sociedade nas iniciativas de promoção do turismo no País. A revisão final está sendo feita em conjunto com técnicos da Casa Civil e dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, e será apresentado pelo ministro Gastão Vieira aos colegas dessas das pastas envolvidas no plano na reunião do dia 25.

Os seis grandes objetivos do plano, salvo modificações que ainda poderão ser feitas durante os ajustes finais, são: o incremento das viagens nacionais, a ampliação do turismo internacional no Brasil, o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo, aumento da qualidade com foco no turista, aumento da competitividade do setor e, por último, a realização de megaeventos, em especial a Copa do Mundo de 2014.

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério do Turismo



11/01/2012 20:44


Artigos Relacionados


SERGIPE TERÁ FINANCIAMENTO PARA DESENVOLVER TURISMO

Turismo de pesca ganha plano de ação para avanço do setor

Turismo terá plano estratégico para Copa de 2014

Benedito de Lira articula plano para turismo nacional

Setor energético terá R$ 6 bi para investimentos por meio do Plano Inova Empresa

Setor turístico do Centro-Oeste produzirá material para atrair turismo nacional e internacional