Plano para melhoria do SUS vai investir em atendimento de emergência



A Santa Casa de São Paulo pretende concluir antes de fevereiro a criação de uma Casa de Cuidados para que moradores de rua recebam atendimento específico após o tratamento de emergência. A medida faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a gestão de hospitais e melhorar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O pronto-socorro da Santa Casa é um dos maiores da América Latina, atende mais de 30 mil pacientes por mês, mas sua necessidade de leitos supera a capacidade interna de oferta. Para desafogar a sessão de emergência, a instituição prevê a reforma de dois imóveis do hospital para abrigar a Casa de Cuidados, que poderá ter 70 leitos masculinos, 30 femininos e dez berços.

A Santa Casa pretende ainda alugar um dos dez hospitais que estão desativados em São Paulo para complementar a necessidade de leitos do pronto-socorro. Essa unidade será reativada exclusivamente complementar a necessidade de leitos de retaguarda do pronto-socorro. Todas essas medidas foram decididas pelo Núcleos de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) da Santa Casa, que dividiram R$ 3 milhões liberados recentemente pelo governo federal na compra de equipamentos e na reforma de 592 metros quadrados da área do pronto-socorro.

Por meio do programa S.O.S Emergência, o governo federal estimula a criação desses núcleos pelos hospitais. Eles são formados por representantes do ministério, das secretarias municipal e estadual de saúde e direção técnica da instituição, e têm a tarefa de diagnosticar problemas e implantar soluções. A previsão do Ministério da Saúde é de criação de 40 serviços de emergência até 2014.

A Santa Casa também propôs ao governo a criação de um núcleo interno de regulação para controlar o fluxo de pacientes desde a entrada no pronto-socorro até sua transferência para outros setores ou sua inclusão no programa de atenção domiciliar. Totalmente informatizada, essa unidade permitirá o controle de indicadores e o aprimoramento de cada etapa do atendimento.

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 



04/01/2012 16:12


Artigos Relacionados


Municípios recebem recursos para investir na melhoria de farmácias hospitalares

Amazonas terá mais R$ 21,6 mi para qualificar atendimento de emergência

Hospital de Recife (PE) recebe mais de 6 milhões para atendimento de emergência

Alagoas adere a programa voltado para melhoria do atendimento na saúde pública

Saúde cria mecanismos para agilizar atendimento na rede de emergência do País

Transportes: Daesp apresenta programa de atendimento de emergência para o aeroporto de Araraquara