Planos de saúde são obrigados a cumprir reajustes salariais de prestadores de serviço



Operadoras de planos de saúde ficarão obrigadas a cumprir a periodicidade de reajustes de salários originais firmados em contrato com prestadores de serviços, como médicos. A decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF), no Rio de Janeiro, determina o cumprimento da Instrução Normativa 49, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os critérios de aumento de salário. A aplicação da IN 49 era questionada pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas).

Com a medida, fica garantido o reajuste de pagamentos para todos os profissionais médicos ligados a planos de saúde. A Unidas requeria que as regras da IN 49 fossem válidas somente para novos profissionais contratados, mas o TRF rejeitou o recurso, reconhecendo a validade da Instrução para todos os contratos em vigor.

O objetivo da IN 49 é dar clareza aos contratos no que diz respeito à periodicidade dos reajustes, reduzindo discussões entre planos de saúde e profissionais contratados.

Reajuste deve ser previsto em contrato

A IN 49 estabelece a adoção de uma das seguintes formas de reajuste nos contratos entre operadoras e profissionais de planos de saúde: a) um índice vigente e de conhecimento público; b) um percentual prefixado; c) variação pecuniária positiva (valor nominal em moeda corrente); ou d) fórmula de cálculo acordada entre a operadora contratante e o prestador de serviços contratado.

Permanece válida a previsão contratual de livre negociação entre as partes, desde que estabelecido que, caso não haja acordo até a efetivação do reajuste, deve-se aplicar uma das quatro formas citadas acima.

A IN 49 também veda qualquer tipo de reajuste condicionado a prejuízo da operadora ou, então, fórmula que mantenha ou reduza o valor do serviço contratado.

Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar



17/09/2013 19:12


Artigos Relacionados


Operadoras de planos de saúde devem divulgar qualificação dos prestadores de serviço

Sociedade pode opinar sobre planos de saúde e prestadores de serviços

Descredenciamento de prestadores em planos de saúde pode ter regras mais rígidas

Descredenciamento de prestadores em planos de saúde pode ter regras mais rígidas

CAS realiza debate sobre problemas entre planos de saúde e prestadores de serviços odontológicos

Projeto visa a acabar com conflitos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços