Plantio da primeira safra de milho transgênico será discutido no Senado



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência pública para discutir o plantio da primeira safra de milho transgênico autorizado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), conforme requerimento da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), aprovado nesta terça-feira (14) pela comissão.

VEJA MAIS

Por sugestão do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o debate será realizado de forma conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), uma vez que as senadoras Marisa Serrano (PSDB-MS) e Marina Silva (PT-AC) também requereram audiência com a mesma finalidade naquela comissão.

Serys Slhessarenko informou que decidiu pedir a audiência por estar preocupada com o controle do que é milho transgênico e convencional. No caso da soja, ressaltou, o controle é feito facilmente. Já a diferenciação do milho convencional do transgênico é difícil de ser feita, observou. Ela ressaltou que o mercado exige informação sobre qual tipo de cereal é oferecido. A falta de controle, avaliou, poderá causar prejuízos econômicos ao setor.

Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo, informou o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o país está perdendo o controle dos tipos de milho devido à falta de armazéns. De acordo com ele, a colheita do cereal coincide com a de soja, grão mais lucrativo para os produtores, e o milho não é armazenado corretamente.

Os convidados para o debate, bem como a data de sua realização, serão definidos pelas comissões.

Agricultura familiar

Outro requerimento aprovado pela CRA convida o ministro Guilherme Cassel para participar de audiência pública e informar os senadores sobre os programas Mais Alimentos, Terra Legal Amazônia e Territórios da Cidadania. A reunião, uma iniciativa do senador Augusto Botelho (PT-RR), ainda terá data marcada pelo presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Botelho disse que esses programas são importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar e, em sua avaliação, já estão gerando melhoria na qualidade de vida de muitos agricultores. O senador defendeu mais divulgação e informação a respeito dos programas para beneficiar mais agricultores familiares.

Na opinião do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), a legalização de imóveis, especialmente na região Norte, deve ser a primeira medida para oferecer cidadania aos pequenos produtores. Com isso, argumentou, esses agricultores poderão acessar a linhas de crédito, cultivar os produtos agrícolas e se inserirem na cadeia produtiva.

Iara Farias Borges / Agência Senado



14/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede audiência sobre primeira safra de milho transgênico

Agricultura pode realizar debate sobre plantio de milho transgênico

Primeiro leilão da safra de milho 2009-2010 será realizado em 25 de maio

Tribunal impede liberação de milho transgênico

Audiência pública discute liberação do milho transgênico no Brasil

Serys alerta para risco de mistura de milho tradicional e transgênico