Plenária elege chapa para o Conselho das Cidades



No penúltimo dia da 5ª Conferência Nacional das Cidades, no sábado (23), foi realizada a plenária para a eleição das entidades do Conselho das Cidades ("ConCidades). O encontro reuniu a Central dos Movimentos Populares, a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a União Nacional por Moradia Popular (União) e o Movimento Nacional de Luta por Moradia.

A chapa eleita pela plenária foi chamada de ‘Reforma Urbana já com unidade popular’, sugerida pela Conam. Segundo o coordenador da entidade, Fernando Pigatto, a proposta foi concluída após muito diálogo entre as entidades. “Daqui a um ano e meio nós vamos ter a unidade representada e construída em um único conselho”, defendeu.

A gestão das entidades do ˜ConCidades terá duração de três anos, divididos em dois períodos. Após um ano e meio, os membros são trocados. A próxima eleição será realizada na 6ª Conferência Nacional das Cidades.

Para o primeiro período, a chapa ganhadora é composta por 13 conselheiros da União, 12 da Conam, 11 da Central e 10 do Movimento. Para o segundo período, a composição é a seguinte: 12 da Conam, 11 da Central, 11 do Movimento e 12 da União.

Antes do resultado final, os participantes votaram a forma da eleição. A mesa propôs duas opções: individual ou por chapa, sendo que, se decidido ‘chapa’, a plenária escolheria majoritária ou proporcional. A decisão foi eleição por chapa majoritária, composta por 46 membros (23 conselheiros efetivos e 23 suplentes).

Fonte:
Ministério das Cidades



25/11/2013 11:15


Artigos Relacionados


Conselho Deliberativo elege o carioca Dan Conrado para presidir a Previ

Senado elege Paulo Brossard e Celso Furtado para Conselho da República

Conselho de Comunicação elege presidente

Senado elege integrantes do Conselho de Ética

Senado elege membros do Conselho de Ética

Conselho de Comunicação Social elege presidente